Maldade não é um termo objetivo. Portanto, não é recomendado o seu uso em matérias jornalísticas. Contudo, é difícil encontrar outro termo adequado para descrever a medida do governo estadunidense de proibir a venda de respiradores artificiais a Cuba, para o tratamento de pacientes com covid-19.
Segundo Eugenio Martínez o diretor do departamento de relações americanas do Ministério de Relações Exteriores de Cuba, todas as empresas do norte e do sul do continente americanos consultadas pelo governo cubano para o fornecimento dos equipamentos disseram estar proibidas de fazer negócios com a empresa Medicuba, responsável por adquirir insumos para todos os hospitais em centros médicos da ilha.
Diante dessa situação, Martínez disse que “o bloqueio dos Estados Unidos, por razões ideológicas, se torna ainda mais cruel, ao colocar a vida de pessoas em risco em nome dos interesses mais mesquinhos do governo desse país”, afirma
Para tentar superar esse obstáculo, o governo cubano pretende fazer um último pedidos aos governos da China e da Rússia, para tentar trazer os equipamentos, nas próximas semanas.