O Jornal Nacional, da Globo, usou parte de sua edição desta quinta-feira (16) para escancarar a contradição na postura do novo ministro da Saúde, Nelson Teich.
Em coletiva de imprensa ao tomar posse mais cedo, Teich disse que tem "alinhamento completo" com Jair Bolsonaro, que defende o fim do isolamento social, medida que era defendida por Luiz Henrique Mandetta e que se tornou o principal motivo de sua demissão.
O telejornal, porém, resgatou artigos recentes publicados por Teich em que ele defende a postura de Mandetta e o isolamento horizontal, isto é, o isolamento de todas as pessoas que não exercem atividades essenciais.
"Antes de se tornar ministro, Teich foi mais enfático na defesa do isolamento do que agora", disse a apresentadora Renata Vasconcellos.
"É uma estratégia que permite ganhar tempo para entender a doença e tomar medidas econômicas", diz o novo ministro, sobre o isolamento horizontal, que é rechaçado por Bolsonaro, em um dos artigos destacados pelo jornalístico da Globo.
"No texto, ele mostrou reservas em relação ao isolamento vertical, defendido pelo presidente", voltou a destacar a apresentadora.
O telejornal seguiu mostrando que Teich defende medidas que não levem em consideração apenas o aspecto econômico. Em entrevista à CNN Brasil após a nomeação do novo ministro, no entanto, Bolsonaro disse o contrário: "É um entendimento do doutor Rubens (se referindo a Nelson Teich) de que não podemos esquecer da economia".
Saiba mais sobre o novo ministro e sua antiga posição pró-isolamento aqui.