“As pessoas precisam ter muito cuidado com a cloroquina”. Essa foi a frase com a que a atriz estadunidense Rita Wilson resumiu sua experiência ao ser tratada com este medicamento durante sua internação em um hospital na Austrália, onde ela e seu marido, o também ator Tom Hanks, foram tratados após serem diagnosticados com covid-19.
Segundo a atriz, o hospital utilizou doses leves de hidroxicloroquina, combinada com um antibiótico, que os levou a sofrer com “fortes efeitos colaterais”.
“Eu tive fortes enjoos e vertigem, não conseguia andar. Meus músculos, que já estavam fracos com os sintomas da doença, ficaram ainda mais fracos”, conta a atriz, que diz não saber se o medicamento ajudou em sua recuperação. “Os médicos dizem que pode ter ajudado a controlar a febre, ou talvez isso pode ter acontecido naturalmente. Para dizer a verdade, não sei se foi útil no meu caso”.
Após a recuperação, o casal foi submetido a exames de sangue, que constataram que seus organismos já possuem anticorpos no plasma sanguíneo, e podem ser usados ??para desenvolver uma vacina, razão pela qual fizeram uma doação para que sejam realizadas pesquisas nesse sentido.