Finlândia recorre a estoques da Guerra Fria diante de pandemia do coronavírus

O país nórdico registra 2.769 casos de Covid-19 e 48 mortes provocadas pela doença

Sanna Marin, primeira-ministra da Finlandia | Foto: Laura Kotila/Governo da Finlândia
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Finlândia decidiu abrir um estoque que tem sido montado pelo país desde o período da Guerra Fria com o objetivo de deixá-lo preparado em caso de eclosão de uma guerra. A ameaça do coronavírus fez o país nórdico recorrer aos produtos estocados pela primeira vez.

Os estoques de equipamento médicos, militares, além de combustível e alimentos foram montados por todos os países nórdicos durante a Guerra Fria, mas apenas a Finlândia manteve a reserva.

Segundo reportagem do New York Times, a emergência sanitária fez o governo finlandês recorrer aos itens médicos presentes no estoque. A quantidade de itens reservados é confidencial, mas supriria as necessidades do povo finlandês.

Magnus Hakenstad, estudioso no Instituto Norueguês de Estudos de Defesa, afirma que "a Finlândia é o país mais preparado entre os nórdicos, sempre pronta para uma grande catástrofe ou uma terceira guerra mundial".

Segundo o Centro de Estudos do Coronavírus, da Universidade Johns Hopkins, o país possui 2.769 casos confirmados de Covid-19, 48 mortos e 300 pacientes recuperados.

Com informações da Folha de S. Paulo

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar