Os governadores do Nordeste publicaram na tarde desta sexta-feira (27) uma carta conjunta em que reafirmam o compromisso de manter as medidas restritivas com o objetivo de conter o contágio do novo coronavírus na região.
"Na ausência efetiva de coordenação nacional, que deveria ser assumida pelo Governo Federal […] buscaremos avançar na integração regional e com as demais regiões, mobilizados pelo objetivo de salvar vidas e amenizar os impactos negativos sobre a economia dos estados. Acreditamos também que o Congresso Nacional tem papel decisivo no atual momento da vida brasileira", diz trecho do documento.
Os governadores ainda manifestam "profunda indignação com a postura do Governo Federal" em razão da mobilização feita pelo presidente Jair Bolsonaro contra o isolamento social, contrariando a Organização Mundial da Saúde. "Esse tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida", apontam.
Após a reunião, alguns dos governadores foram às redes comemorar o acerto entre os estados.
"A favor da vida. Nós, governadores do Nordeste, estamos unidos nesta guerra contra o #coronavírus. Trabalho, seriedade e bom senso", escreveu Rui Costa (PT), governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste.
O governador do Ceará, Camilo Santana, exaltou a coordenação conjunta dos líderes locais. "É fundamental que todos estejamos unidos nesse enfrentamento ao avanço do coronavírus. Não medirei esforços na busca pela proteção dos irmãos e irmãs cearenses", escreveu. O Ceará é o estado do Nordeste que registra o maior número de casos (282).
Confira os comentários dos governadores sobre a carta: