Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (27), o clube Barcelona anunciou que terá que tomar medidas para enfrentar as perdas financeiras causadas pela pandemia, e que uma delas será a redução dos salários dos jogadores.
A medida, segundo o texto, durará até o fim da paralização das competições esportivas na Espanha e em toda a Europa, devido à pandemia.
Isso significa que craques com salários milionários, como o argentino Lionel Messi, o catalão Gerard Piqué e o uruguaio Luis Suárez continuarão muito ricos, porém um pouco menos.
“Diante desse cenário, o conselho de administração decidiu implementar uma série de medidas para mitigar seus efeitos e reduzir os efeitos econômicos dessa crise. Basicamente, é uma redução imposta pelas circunstâncias e pelas medidas de proteção adotadas. Estamos realizando essas medidas escrupulosamente, seguindo padrões formais de trabalho, sob os critérios de proporcionalidade e, acima de tudo, justiça”, acrescenta o comunicado, que dá a entender que o corte imposto aos jogadores visa preservar os salários dos outros empregados do clube, que sofreriam muito mais se sofressem a mesma medida.
A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia até agora, como cerca de 56 mil casos de covid-19 e mais de 4 mil mortes.