Casal de médicos anuncia que está com coronavírus em vídeo nas redes sociais em Jundiaí

Casal falou da dificuldades em fazer os testes, gerou pânico na população e foi criticado por comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus. Hospitais privados onde os médicos trabalham estão sendo monitorados

Casal de médicos Roberto e Ingrid e a filha, Helena, em vídeo (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um casal de médicos, que se identificaram como Roberto e Ingrid, junto com a filha, Helena, anunciaram em vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (19) que estão com coronavírus e relataram a dificuldade em confirmar o diagnóstico nas redes pública e privada na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

"Tentamos fazer o teste na rede pública em Jundiaí, a gente não preenchia o protocolo, mesmo estando com os sintomas. Tentamos na rede particular de Jundiaí, a mesma coisa. Inconformada, depois de dois dias, fui em uma clínica radiológica e fiz uma tomografia que deu alterações típicas de coronavírus no meu pulmão. Aí fui para a rede particular em São Paulo e consegui realizar o teste, que ficou pronto em 72 horas, ou seja, hoje", diz a médica, ressaltando que "é muito difícil a gente conseguir fazer o diagnóstico".

Roberto diz que mesmo com os resultados positivo para a Covid-19 não conseguiu fazer o teste na filha, que apresenta os mesmos sintomas.

"Mesmo com nosso diagnóstico já confirmado, a Helena tinha o mesmo quadro por estar junto conosco, com nossos testes positivos, e mesmo assim a gente não conseguiu colher os testes dela. Então ela está com diagnóstico clínico, igual ao nosso", afirmou.

Segundo ele, "aparentemente é muito difícil fazer o diagnóstico do coronavírus no Brasil e a nossa preocupação é que tem muita gente contaminada, mas não tem o diagnóstico. O que dificulta o isolamento de todos".

"E a gente não tá falando isso para assustar ninguém. A gente tá falando isso para vocês redobrarem os cuidados", diz Helena ao final do vídeo.

https://www.facebook.com/forumrevista/videos/349966905932778/?xts%5B0%5D=68.ARAFMKX2ypWF6UJOIG0xkE4nDWBhH9k6ZPWYI4wrLg7OC6CU3EJ0jpcHyMvqPt6NaeUnfmafF6rAFYu2N8Zszs_8z-OgA5xu_3YOpXmHEOTmvmM1mtRbZdDOsm78s90TS0PaHDTbWUziD3a_2Ir-LTAolfJwLtQWQm3w5Blk1zsCXZ2H03ayT8dgw-MJ10cq8IqFIBkCF1j2exsu2noVi-bCrBD_Ucz71gwiRGOEUHWmqy9-Q8PKlaqgyw3ZgYtT_81OPgNbbKVaXFPYDwRNo0vok3mYMn3UjsswsOV-USm8Yyt5R1-b3MA1FGggtOmHi1PWy1nF1gabn1TM2wwD3wY9VlunLO9NUApzFw&tn=-R

Comitê de enfrentamento ao Coronavírus
O vídeo, que circula por whatsapp, causou pânico na cidade, principalmente entre pessoas que possivelmente tiveram contato com a família e levou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, do comitê de enfrentamento do Coronavírus, às redes sociais transmitir um vídeo de esclarecimento.

Segundo ele, os médicos são os dois casos confirmados da doença divulgados pela prefeitura nesta quinta-feira. Eles atuam em dois hospitais particulares da cidade, que já teriam sido contatados para levantar informações principalmente sobre pessoas que tenham tido contato com os dois profissionais nos últimos dias.

Texera ainda criticou a divulgação do vídeo e a forma como o casal de médicos abordou o fato de não terem conseguido fazer os testes.

"Todo hospital tem uma comissão de infectologia. Era só procurar a comissão e falar: olha não estou me sentindo bem, me parece que estou com caso suspeito e preciso me afastar do trabalho. Provavelmente, o hospital iria afastá-los até ter elementos para realizar o teste".

Para o gestor municipal de Saúde, "a fala simples, de que não conseguiu realizar o teste, não nos serve, como comitê". "A gente precisa entender porque não conseguiu nem na rede pública, nem na rede privada no qual ele trabalha. Precisa ter esse entendimento".

Na live, o prefeito Luis Fernando Machado (PSDB), foi enfático ao dizer que "não há testes para todas as pessoas que procuram o sistema de saúde".

"Não há condições que tenhamos um posicionamento diferente que não seja o posicionamento da realidade. Há testes para todos do Brasil? Não. Há testes para todos do estado de São Paulo? Não. Há testes para todos os que querem fazer exame neste momento no Brasil? Não. Não há um volume de testes suficiente".

https://www.facebook.com/prefeituradejundiai/videos/249427353114671

Temas