O pânico causado pela pandemia de coronavírus, que já deixou ao menos três mortes no Brasil, fez com que a rede de supermercados Pão de Açúcar restringisse as compras de seus clientes para evitar desabastecimento.
"Entendemos que, neste momento, é papel do Pão de Açúcar cuidar para que não falte nenhum item nos lares de todos nossos clientes", diz comunicado da rede direcionado aos consumidores.
No site, o Pão de Açúcar já havia informado que "alguns de nossos produtos podem ter estoque limitado e, em caso de falta, poderemos substituí-los por similares ou de qualidade superior" e que "eventualmente" as compras podem sofrer atrasos.
A rede limitou a quantidade de alguns itens que os clientes podem comprar. A lista inclui álcool gel (duas unidades por pessoa), arroz e feijão, carnes congeladas, massas, produtos de higiene e limpeza, papinha para bebês e até fraldas.
Veja a relação:
2 unidades por cliente: álcool gel
3 unidades: arroz (5 kg), feijão, farinha, leite em pó infantil, sabonete líquido, desinfetantes, água sanitária, luvas, saco de lixo, álcool líquido
4 unidades: água (5 e 7,5 litros), limpadores multiusos e perfumados, lenço de papel, lenço umidecido, fralda, papel higiênico e papel toalha
5 unidades: açúcar
6 unidades: óleo de soja, massas tradicionais, atomatado, enlatados (milho, ervilha, peixes), papinhas, congelados salgados (pizza, lasanha, hambúrguer) e proteínas congeladas (carne, frango, peixes)
10 unidades: sabonetes em barra
12 unidades: água (1,5 litro), suco pronto e suco integral
24 unidades: leite longa vida
No comunicado, a rede pede a compreensão dos clientes.