A UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) confirmou nesta terça-feira (17) que, devido à pandemia do coronavírus, a próxima edição da Eurocopa, que estava programada para acontecer entre junho e julho de 2020, terá que ser realizada no ano que vem.
A decisão foi adotada durante reunião por videoconferência com os representantes das 55 federações, e também com membros da ECA (sigla em inglês da Associação dos Clubes Europeus, executivos de diferentes ligas nacionais europeias e líderes do sindicato internacional de futebolistas.
As medidas são similares as que foram tomadas em diversos países, como Espanha, Reino Unido e Itália. Nos Estados Unidos, as ligas de diferentes esportes foram suspensas, a começar pela NBA, a mais assistida liga de basquete do mundo.
Com relação aos torneios interclubes, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, por enquanto a decisão é de somente adiar os eventos.
A Liga dos Campeões, similar europeia à Copa Libertadores, tinha sua final programada para o dia 30 de maio, e agora será em 27 de junho. A Liga Europa, versão da Copa Sul-Americana, teve sua decisão adiada de 27 de maio para 24 de junho. Porém, as duas novas datas estão sujeitas a mudanças, dependendo da evolução do surto no continente.