Casos de coronavírus vão explodir no Brasil a partir de hoje, diz David Uip em reunião no Incor

Alerta: Áudio de diretor do Incor com informações claras sobre Coronavirus viraliza; ouça

David Uip, médico infectologista que participou da coletiva
David Uip, médico infectologista que participou da coletiva
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um áudio do médico Fábio Jatene, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto do Coração (Incor), passou a circular nas redes sociais com relatos sobre uma reunião científica no próprio Incor com outras autoridades da área da saúde para discutir a pandemia do coronavírus.

No áudio, Jatene relata um alerta do infectologista David Uip, ex-secretário da Saúde do estado de São Paulo, sobre o crescimento geral de infectados no Brasil a partir de agora. "O David disse que a partir de hoje os casos vão explodir no Brasil, porque já passou a ter a transmissão comunitária. Não é quem foi viajar, agora quem não foi viajar já está passando para o outro", contou Jatene.

Em outro trecho, Jatene conta que Uip estipulou um prazo de quatro meses para que a doença começe a ser controlada no país, mas que estados ainda vão enfrentar picos do surto. "David também disse que, nos próximos 4 meses, na Grande São Paulo, serão 45 mil casos. Vão precisar de UTI de 10 a 12 mil casos, e não tem 10 mil leitos de UTI disponíveis", comenta.

O médico também diz que os cuidados maiores devem ser com idosos. "Pessoas de idade, pessoas muito idosas não devem se expôr de jeito nenhum, reduzir ao máximo a possibilidade de contágio. (David Uip) disse que nos velhinhos a mortalidade tem chegado a 15%, 18%. Nos jovens, a 0,2%", disse.

No áudio, Jatene também revela detalhes sobre o comportamento do coronavírus no organismo humano. "Essa é uma doença que tem a transmissão de 1 caso para 2, 3 pacientes, as vezes 4. O problema é que, uma vez que a doença se instala, o pico de piora é rápido, entre 5 e 7 dias. O ideal é entubar o doente o mais rápido possível, para diminuir a transmissão", finaliza.

Confira:

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar