O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) usou as redes sociais nesta sexta-feira (25) para comentar sobre a polêmica envolvendo o influenciador digital Carlinhos Maia. Segundo Padilha, o blogueiro pode responder por "crime sanitário".
Segundo informações divulgadas pelo blog do Erlan Bastos, ao menos 47 trabalhadores que atuaram na grande festa de Natal que Maia realizou em Penedo (AL) no dia 20 foram diagnosticados com Covid-19. O jornalista ainda apontou que durante o 'Natal na Vila', “não foi feita testagem em todos os convidados e que em nenhum momento foi exigido o uso de máscara dos participantes”.
O ex-ministro afirmou que "confirmada a relação entre fonte de infecção e evento é uma irresponsabilidade sem tamanho". "E dependendo de quais eram as regras sanitárias locais estabelecidas pode sim ser classificado como um crime sanitário", completou.
A Fórum entrou em contato com o deputado pedindo mais detalhes sobre esse possível enquadramento criminal. Segundo Padilha, isso se daria através do Código Sanitário local.
"Se ele descumpriu regras locais estabelecidas pela vigilância sanitária local as punições podem ir de multas a cessação da autorização sanitária do local de realização do evento, como da empresa que realizou o evento", declarou.
"Mais amor"
O influenciador republicou uma nota da cerimonialista do evento, Aninha Souza, em suas histórias do Instagram dizendo que as informações eram mentirosas.
“Não foi isso que recebi de feedback dos fornecedores e seus colaboradores que trabalharam. Recebi vídeos AGRADECENDO e principalmente mostrando a feira, os presentes, e tudo que puderam comprar e festejar com seus familiares”, declarou Souza, em nota replicada por Maia. "Não propaguem o que não é verdade. Mais amor, por favor”, completou.