O Comitê Científico do Consórcio Nordeste para enfrentamento da COVID-19 defendeu a articulação de todos os governadores do país pela criação de um organismo nacional independente que estabeleça uma estratégia unificada de vacinação. A proposta foi divulgada na última segunda-feira (21).
No boletim, os cientistas do comitê sugerem que os 9 governadores do Nordeste se articulem junto aos demais gestores estaduais para a "criação de uma COMISSÃO NACIONAL EMERGENCIAL DE VACINAÇÃO, formada pelos maiores especialistas brasileiros da área, para atuar de forma independente e assessorar os 27 governadores brasileiros na definição de uma estratégia de vacinação unificada para o país".
"Esta comissão será fundamental para auxiliar os governadores do Nordeste e de todas as outras regiões brasileiras nas suas negociações com o Ministério da Saúde e com os fornecedores internacionais", afirmam.
Além disso, o comitê recomenda que os governadores do Nordeste adotem uma estratégia unificada e já comecem a planejar programas de vacinação "caso o governo federal não assuma esta responsabilidade a nível nacional".
Gestores estaduais como Welington Dias (PT), do Piauí, e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, têm se destacado nas articulações com o Ministério da Saúde para tentar garantir uma aceleração na vacinação nacional, mas ainda não há muitas garantias sobre isso.