Pazuello é convidado a dar explicações no Congresso sobre os 6,8 milhões de testes encalhados

Além dos testes, o ministro da Saúde foi chamado para participar de audiência sobre as vacinas contra a Covid-19

Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

A comissão mista do Congresso Nacional formadas para acompanhar as ações do Governo Federal diante da pandemia do novo coronavírus (CN-Covid-19) aprovou nesta terça-feira (24) três requerimentos que pedem explicações e a presença do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, na comissão.

Por iniciativa do senador Wellington Fagundes (PL-MT) - que apresentou o REQ 079/20 CN-Covid19 -, Pazuello foi convidado a participar de uma audiência pública que será realizada "com o objetivo de buscar informações e esclarecimentos sobre a reportagem veiculada pelo jornal Estadão o qual publicou que o governo federal poderá descartar 6.8 milhões de testes para detecção da Covid-19 por estarem fora do prazo de validade".

O ministro não é obrigado a participar da de sessão, mas a comissão também aprovou um requerimento (REQ 080/20 CN-Covid19) da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) que pede explicações do ministro sobre o mesmo tópico.

"Por quais motivos o Ministério da Saúde ainda não distribuiu os cerca de 6,86 milhões de testes para o diagnóstico da Covid19, do tipo RT-PCR, que estão estocados em armazém do governo federal em Guarulhos? Qual o plano do Ministério para a distribuição desses testes para o diagnóstico da Covid19 antes de janeiro de 2021, quando perdem a validade?", questiona a parlamentar.

Gama também quer saber o número exato de testes estocados.

O terceiro requerimento aprovado na comissão nesta terça diz respeito à realização de uma audiência pública sobre as conversas do Ministério da Saúde com os laboratórios que estão produzindo vacinas contra a Covid-19. Esse requerimento (REQ 081/20 CN-Covid19) foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

"No âmbito das competências desta Comissão Mista é mister os esclarecimentos acerca dessas reuniões no Ministério da Saúde, em que foram recebidos representantes dos Laboratórios: Pfiser, Janssem, Bharat Biotech, Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e Moderna, a fim de ter acesso a várias informações sobre premissas necessárias a compra, como segurança, eficácia, capacidade de produção em escala, oferta para inserção no Programa Nacional de Imunizações e preço, dentre outras", diz o pedido.

Com informações do Congresso Nacional e do Estado de S. Paulo