A consagração de Vini Jr. no Fifa The Best não apenas confirmou as previsões do melhor app de apostas para brasileiros, mas coroou uma luta que lhe exigiu muita coragem. A trajetória do atacante brasileiro no Real Madrid, afinal, nunca foi fácil.
Desde sua chegada ao clube merengue, Vini Jr. teve de encarar muitas adversidades. Primeiro, questionavam sua qualidade técnica - e isso incluía a mídia, torcedores e seus próprios companheiros.
Mas Vini Jr. nunca respondeu a essas desconfianças. Continuou fazendo seu trabalho, quieto e determinado, e pouco a pouco foi mostrando, dentro de campo, o seu valor.
O atacante começou a ganhar seu espaço no clube até assumir de vez o protagonismo. Em 2022, por exemplo, foi dele o gol do título da Liga dos Campeões contra o Liverpool. Logo no início de 2023, Carlo Ancelotti mostrou sua confiança em Vini e declarou que, àquela altura, o brasileiro era o jogador mais determinante do mundo.
E o garoto revelado pelo Flamengo continuou sendo protagonista no clube merengue. Em 2024, novamente ele decidiu uma final de Liga dos Campeões para o Real Madrid, fazendo um gol e participando ativamente do outro na vitória por 2 a 0 contra o Borussia Dortmund.
Tudo isso confirmou a sua volta por cima e fez com que os críticos se rendessem ao futebol de Vini Jr. O brasileiro, portanto, mostrou que aguenta pressão e respondeu com gols decisivos e títulos importantes, transformando-se em protagonista no Velho Continente.
Batalha mais difícil
Como dito, Vini Jr. teve de vencer a desconfiança de todos ao chegar ao Real Madrid, mas essa não foi sua única batalha, nem a mais difícil.
Ao longo de sua trajetória na Espanha, o fantasma do racismo deu as caras e pinçou o brasileiro como alvo. Dessa vez, Vini Jr. não ficou quieto.
De forma corajosa, o jovem atacante comprou a briga, denunciou o racismo e exigiu punição. Como resultado, após muita luta, torcedores do Valencia foram condenados à prisão e, em outubro, quatro torcedores do Atlético de Madrid também foram presos pela polícia espanhola.
Essas punições não vieram rapidamente. Vini Jr. precisou denunciar de forma incansável os abusos que vinha sofrendo. E muitas vezes foi acusado de mentiroso e de fazer tempestade em copo d'água. Afinal, para o status quo, era mais cômodo fingir que nada estava acontecendo.
Vini Jr. não apenas evoluiu como jogador, tornando-se uma das referências mundiais, como virou símbolo da luta contra o racismo e sua coragem tem servido de exemplo para milhões de pessoas ao redor do globo.
Coroação
E a coroação de toda essa luta, dessa volta por cima, veio com o prêmio de melhor do mundo da Fifa. Para muitos, aliás, a sua batalha contra o racismo foi o que lhe tirou a Bola de Ouro. O prêmio, entregue no fim de outubro, acabou indo para o volante espanhol Rodri.
Na ocasião, após a cerimônia, Vini Jr. foi incisivo e mandou um recado para quem quisesse ouvir. O brasileiro disse que, independentemente do resultado, sua luta contra o racismo continuaria firme.
De todo modo, com boicote ou não, na premiação da Fifa não teve jeito, e Vini levou a melhor. O brasileiro, afinal, foi o jogador que, individualmente, teve mais destaque na última temporada e, com o prêmio indo para as suas mãos, a justiça foi feita.
Seleto grupo
A vitória do Fifa The Best coloca Vini Jr. em um seleto grupo de brasileiros, que inclui nomes como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká.
E esse reconhecimento também poderá servir de combustível para a Copa do Mundo de 2026. Afinal, ainda se espera de Vini Jr. as mesmas atuações que ele tem no Real Madrid com a camisa da seleção.
Verdade seja dita, isso não é apenas culpa dele, uma vez que a seleção está uma bagunça há muito tempo. Dessa forma, é mais difícil que os destaques individuais aconteçam.
Dorival Júnior, aliás, sabe que a pressão daqui para frente será enorme e que ele precisa encontrar um padrão de jogo o quanto antes. De todo modo, com Vini Jr. ganhando mais confiança, o fio de esperança volta a acender para o torcedor brasileiro. Resta esperar para ver como será o próximo ano de preparação para o Mundial.