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Imagens da política de expropriação e deslocamento na Palestina
Por Ronaldo Ribeiro, de Nova Iorque
“O sertão é o mundo.” A universalidade das ternuras e dos dilemas humanos foi um dos motes da obra máxima de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas. Apesar dos limites geográficos do sertão brasileiro, o alcance das mesquinharias, amizades, traições, conflitos e amores que Rosa descreve permite que o texto comunique com leitores de qualquer parte, origem e etnia, mesmo diante dos desafios de tradução dadas as peculiaridades da linguagem do escritor.
Em um ensaio de 2000 intitulado “Simpatias” [1], o fotógrafo americano de ascendência indiana, Fazal Sheikh, tentou captar em imagens parte da riqueza das crenças e do povo descrito por Rosa. Ao visitar o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Sheikh documentou em seus retratos as ternuras e os dilemas marcados nos rostos dos habitantes do Parque. O resultado é muito mais do que Nonadas.
Este lugar explora a complexidade de Israel e da Cisjordânia, como lugar e metáfora, através dos olhos de doze fotógrafos de renome internacional.
Entre 2009 e 2012, doze artistas passaram longos períodos em Israel e na Cisjordânia, livres para abordar os lugares e tópicos como bem escolhessem. Enquanto a exposição apresenta doze perspectivas distintas, vários temas-chave surgiram, como família, identidade, a “casa”, a paisagem e o ambiente. Ao mesmo tempo, é impossível ignorar a presença do conflito israelense-palestino nas imagens, muitas vezes de maneiras que não são imediatamente aparentes.
A exposição convida os espectadores a ir além das narrativas polarizadas e das imagens familiares da região encontrados na mídia em geral. O resultado é um exame profundamente humanista e diferenciado que nos lembra o lugar e a função da arte, não como uma ilustração do conflito, mas como uma plataforma para levantar questões e envolver os espectadores em uma conversa mais ampla. [8]
[1] http://www.fazalsheikh.org/projects/simpatia/description.php, acesso em 25/5/16.
[2] https://slought.org/resources/erasures_memory_trace, acesso em 25/5/16.
[3] http://www.fazalsheikh.org/fazal_sheikh/about_the_artist.php, acesso em 25/5/16.
[4] http://www.fazalsheikh.org/projects/the_erasure_triology/description.php, acesso em 25/5/16.
[5]https://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=camara+clara+roland+barthes+pdf&ie=UTF-8&oe=UTF-8, acesso em 25/5/16.
[6] http://www.nytimes.com/2016/05/26/world/middleeast/israel-netanyahu-lieberman.html?_r=0
[7] https://www.valinor.com.br/forum/topico/a-educacao-pela-pedra-joao-cabral-de-melo-neto.100361/, acesso em 25/5/16.
[8] Traduzido e adaptado de https://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/this_place, acesso em 25/5/16.
Filadélfia, Pensilvânia
Local: Slought Foundation [2]
Exibição: Rasuras (Erasures), Fotografia, 2016.
Artista: Fazal Sheikh
Brooklyn, Nova Iorque
Brooklyn Museum
Exibição: Este Lugar (This Place)
Vários artistas
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