Um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, explodiu durante um teste de rotina na base de lançamentos da companhia, a Starbase, localizada no estado do Texas, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu na noite de quarta-feira (18), no horário local, e na madrugada desta quinta-feira (19), no horário de Brasília. Ninguém ficou ferido.
A própria SpaceX confirmou a falha em uma publicação na rede social X, também de propriedade de Elon Musk. “A Starship se preparava para seu décimo teste de voo e sofreu uma grande anomalia”, informou a empresa.
Te podría interesar
A companhia destacou ainda que, por segurança, uma zona de isolamento foi mantida ao redor da base durante toda a operação, garantindo que todos os funcionários estivessem seguros no momento da explosão. A SpaceX reforçou o alerta para que ninguém tente se aproximar da região do acidente, que segue isolada.
Série de falhas
O teste fazia parte do programa de desenvolvimento da Starship, o maior foguete já construído, projetado para missões de transporte de cargas e pessoas à Lua, Marte e além. O projeto, contudo, tem enfrentado uma série de desafios. Em maio deste ano, uma unidade conseguiu atingir o espaço, mas explodiu durante a reentrada na atmosfera. Além disso, outros dois testes, em janeiro e março, falharam após explosões ainda nos estágios iniciais de voo.
Te podría interesar
Apesar dos contratempos, a SpaceX afirma que cada tentativa fornece dados valiosos para aprimorar o projeto.