Há exatas duas décadas, um vídeo caseiro de 18 segundos mudou para sempre a forma como consumimos informação, entretenimento e cultura.
Em 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos cofundadores do YouTube, postou “Me at the zoo” (“Eu no zoológico”), registro simples dele diante dos elefantes no San Diego Zoo.
A simplicidade era a mensagem: qualquer pessoa poderia compartilhar seu mundo. Assim nascia não apenas uma plataforma, mas uma revolução midiática que afeta a vida de bilhões de pessoas até hoje.
“Me at the zoo” não tinha edição, efeitos ou roteiro. Era apenas um jovem falando sobre a curiosa anatomia dos elefantes. Mas ali estava o DNA do YouTube: era um conteúdo sem edição, sem filtros e pessoal.
Veja o vídeo original:
A ideia simples virou um negócio de bilhões, visado pelas emergentes big techs. Em 2006, o Google comprou a plataforma por US$ 1,65 bilhão.
Anos depois, a plataforma se tornou alvo de polêmicas por sugerir conteúdos de extrema direita e propagação de fake news, mas também serviu para abrir espaço para mídias alternativas, como a Fórum, que ampliou sua voz criando um canal no YouTube: a TV Fórum, que conta com mais de 850 mil seguidores. Já conhece o nosso canal do Youtube?
Se inscreva: