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Apagão global: "Demorou para isso acontecer. É o prenúncio de apagões maiores"

O analista de dados e especialista em tecnologia da Fórum Edgard Piccino analisa o caos causado pelo CrowdStrike

Tela Azul da Morte.Créditos: Reprodução
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Nesta sexta-feira (19), o mundo acordou com o apagão global generalizado em sistemas informáticos, afetando setores cruciais da economia como aviação, bancos e comunicações causadas por um aplicativo de segurança chamado Cloudstrike, que causou uma pane geral em sistemas Windows, da Microsoft.

Ao programa Fórum Café, o analista de dados da Fórum Edgard Piccino fez uma análise do fato, que já é considerado o maior apagão digital da história digital.

"A gente sabe que o Windows tem muitos problemas de segurança. E por isso, muitas corporações compram serviços online de defesa cibernética. E esse apagão começou num serviço desse, chamado Cloudstrike, muito utilizado por grandes corporações. O sistema funciona bem. Mas aí esse sistema caiu em uma atualização e ele gerou um problema no Windows que ficou em looping na tela azul. Aí, caiu a atualização em nuvem da Microsoft e isso agravou o problema. Essa queda em cadeia começou e ainda não parou. O problema não foi mitigado", afirmou.

E ainda fez uma previsão para o futuro: "Demorou para isso acontecer e é o prenúncio de apagões maiores. Vai chegar um dia que a gente vai ter de fato um apagão global. Vai ficar fora do ar energia, comunicação, internet e televisão. Haverá um apagão global um dia", confirmou.

Confira a entrevista completa de Edgard Piccino ao Fórum Café:

O que é o apagão global

A Associated Press (AP) informou que o apagão está impactando os usuários da Microsoft e da cibernética CrowdStrike. Em um comunicado, a CrowdStrike mencionou estar ciente de problemas no sistema operacional Windows, especificamente no sensor "Falcon".

Em resposta, a Microsoft divulgou um comunicado oficial informando que está tomando medidas para mitigar os problemas em seus serviços. 

A plataforma CrowdStrike Falcon, lançada em 2013 como o primeiro produto da empresa, é apontada como a causa do incidente global que afetou diversos sistemas tecnológicos. O aplicativo, que fornece proteção de endpoint e inteligência contra ameaças, apresentou uma falha em uma atualização recente do driver do software, resultando em instabilidade generalizada.