Um celular furtado ou roubado sempre é um problema, mas quando o criminoso leva o aparelho bloqueado, a dor de cabeça é, digamos, menor. De posse do nosso companheiro de dia a dia, o ladrão não acessará suas contas em redes sociais e outros aplicativos, tampouco poderá tentar a invasão de sua conta bancária ou outro mecanismo para lhe dar prejuízos financeiros. Mas e quando o fora da lei passa correndo, ou de bicicleta, e toma o celular da sua mão enquanto você faz uso dele, um dos métodos mais comuns adotados por esses criminosos?
Esse grande problema, ao que consta, está com os dias contados. O Google informou que um recurso revolucionário para aparelhos com sistema operacional Android já está em fase de implantação e fará com que o celular bloqueie a tela automaticamente ao ser puxado da mão do dono. Apelidada de “modo ladrão”, a tecnologia já está sendo ansiosamente aguardada.
O nome oficial do mecanismo é Theft Detection Lock, algo como “bloqueador por detecção de roubo”, e ele operará por meio de Inteligência Artificial. O aparelho “notará” que foi puxado de forma abrupta e repentina, num tranco, e numa fração de segundos apagará a tela e exigirá a senha para que seja destravado.
Segundo um comunicado emitido big tech sobre o novo dispositivo, “ele será um recurso que usa a inteligência artificial do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”. A empresa informou ainda que a funcionalidade estará disponível ainda em 2024, mas apenas para os aparelhos que tenha o Android 10 ou superior.