Um eclipse solar total está previsto para acontecer nesta segunda-feira (8). No entanto, sua visibilidade será limitada a certas regiões do mundo, como México, Canadá e Estados Unidos, onde o fenômeno poderá ser observado, seja de forma total ou parcial. No Brasil, ele não será visível.
Segundo especialistas em astronomia, a visibilidade do fenômeno parcial se inicia às 12h42 e se espera que alcance seu ápice seja às 15h17. A transmissão ao vivo pelo Youtube será feita pelo Observatório Nacional, liderada pela astrônoma e pesquisadora Josina Nascimento. Embora ocorra uma ou duas vezes ao ano, o fenômeno é visto como raro, pois apenas indivíduos localizados em uma área específica do planeta conseguem presenciar todo o eclipse.
Te podría interesar
A área de visibilidade possui uma largura máxima de 270 quilômetros, restringindo a observação do evento. Para o eclipse desta segunda, a área inclui a América do Norte. De acordo com uma projeção do Time and Date, um portal dedicado à astronomia, somente 0,55% da população global reside nos países onde o eclipse poderá ser totalmente observado.
Eclipse total
Durante um eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham perfeitamente, resultando no Sol sendo ocultado pela Lua para os observadores na Terra. Em um eclipse parcial, esse alinhamento entre os três corpos celestes não é perfeito. De acordo com especialistas, em alguns locais, o alinhamento entre os corpos celestes deve durar quatro minutos e 28 segundos.
Te podría interesar
Brasil ainda terá eclipse
O país tem previsão de eclipse para o fim de 2024, que poderá ser observado no dia 2 de outubro. A visibilidade será possível nos estados das regiões Sul e Sudeste, bem como em Mato Grosso do Sul, além de partes da Bahia, Goiás e Mato Grosso. Em boa parte do Brasil, ele passará pelo de forma parcial.