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Avião gigante voou quase 300 horas com ferramenta esquecida dentro do motor

Maior aeronave de passageiros do mundo, um Airbus A380 realizou 34 viagens com uma peça que poderia ter ameaçado a segurança do voo

Airbus voou com peça esquecida dentro do motorCréditos: Flickr user Axwel/CC BY 2.0
Escrito en TECNOLOGIA el

A Australian Transport Safety Board (ATSB), agência nacional australiana de investigação de segurança no transporte, divulgou um relatório oficial nesta quinta-feira (14) sobre como um Airbus A380 da Qantas (QF) voou por quase 300 horas com uma ferramenta de 1,2 metro alojada em um de seus quatro motores. 

Utilizada para girar um compressor de motor durante inspeções de boroscópio (que permitem captar imagens de locais de difícil acesso), a ferramenta de nylon foi esquecida durante uma manutenção realizada no Aeroporto Internacional de Los Angeles em 6 de dezembro de 2023. De lá até 1º de janeiro de 2024, a aeronave realizou 34 voos, um total de 294 horas, com a peça dentro do motor.

Segundo o relatório, embora a ferramenta em si tenha sofrido danos e ficado deformada devido à sua localização e “pelo fluxo de ar de alta energia”, ela não danificou nenhum componente do motor em si.

Os investigadores da ATSB apontam que o incidente ocorreu após um engenheiro ter deixado a peça no local por acreditar que a ferramenta seria necessária mais tarde. A equipe que trabalhou na manutenção não notou e, apesar de registrar um relatório de ferramenta perdida, um requisito obrigatório nesse tipo de ocorrência, ela não foi encontrada.

Com capacidade para aproximadamente 850 passageiros em configuração econômica ou 555 passageiros em uma configuração típica de três classes, o Airbus A380 é a maior aeronave de passageiros do mundo.

Risco à segurança

O relatório atenta ainda para a questão da segurança em relação ao episódio. "Detritos e danos por objetos estranhos podem representar uma ameaça significativa à operação segura da aeronave, razão pela qual regulamentos, procedimentos e treinamento estão em vigor para limitar o risco de danos por objetos estranhos, especialmente de objetos introduzidos durante a manutenção. Aplicar corretamente o controle de ferramentas é fundamental para mitigar quaisquer erros humanos que possam surgir', disse o relatório.

A gerência da Qantas Engineering afirma ter implementado uma nova diretriz de segurança relativa ao controle de ferramentas.

“Levamos isso muito a sério e, embora não tenha havido danos ao motor, é essencial que os processos corretos de perda de ferramentas sejam seguidos”, disse um porta-voz da equipe, de acordo com o site Airways. “Desde esse evento, emitimos uma diretriz de segurança interna lembrando nossos engenheiros e membros da equipe da loja de ferramentas a aderir a esses processos para garantir que isso não aconteça novamente.”

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