Reconhecido como um dos principais eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit reúne, até esta quinta-feira (14), em Lisboa, Portugal, líderes de diversas áreas. O encontro tem como objetivo fomentar soluções inovadoras que impactam diretamente governos e organizações.
O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap Brasil) enviaram ao evento uma missão internacional, contando com mais de 20 gestores públicos brasileiros.
Te podría interesar
A missão dos profissionais do país é conectar a administração pública do Brasil às melhores práticas globais, promovendo eficiência, inovação e impacto positivo para os cidadãos.
A delegação brasileira participa de uma programação extensa, com painéis, workshops e debates sobre temas como digitalização dos governos, inteligência artificial, cidades inteligentes e mobilidade urbana sustentável.
Te podría interesar
“Participar de um evento dessa magnitude significa abrir as portas para o futuro da gestão pública. Nosso papel é traduzir essas ideias em ações concretas para os desafios do Brasil”, ressaltou Samuel Nascimento, presidente do Consad e secretário de Administração do Piauí.
Além do Web Summit, os gestores participam de uma agenda de visitas técnicas a instituições europeias de referência. Essa programação inclui Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Centro Nacional de Cibersegurança, Instituto Nacional de Administração (INA) e Targuspark, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. Cada um desses locais oferece ideias e práticas inovadoras que podem ser adaptadas à realidade brasileira.
Ideias para fortalecer serviços públicos no Brasil
A missão internacional tem como foco aplicar os aprendizados globais para fortalecer os serviços públicos no Brasil. Do grupo de gestores é que as ideias discutidas no evento e durante as visitas técnicas inspirem projetos concretos e ações que transformem a gestão pública no país, promovendo sustentabilidade, eficiência e modernização.
“Nosso objetivo é ampliar horizontes e trazer soluções inovadoras que, realmente, façam a diferença na vida das pessoas. Estamos conhecendo as mais novas soluções sustentáveis e de impacto social que fazem a diferença, principalmente no setor público”, concluiu Samuel Nascimento.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.