O advogado Tauat Resende, formado em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Público e Privado pela EMERJ, publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira (21) um vídeo onde explica os riscos da nova funcionalidade oferecida pela Apple em celulares de modelo iOS 17, função disponibilizada recentemente pela empresa.
Resende diz no X, antigo Twitter, que a liberação da nova funcionalidade é perigosa.“Não acredito que a Apple disponibilizou essa nova funcionalidade no iOS 17. Perigoso demais! Vocês imaginam a quantidade de golpes que vão rolar?”. Assista o vídeo:
Te podría interesar
É o chamado “Personal Voice”, ou Voz Pessoal. O Personal Voice é capaz de “clonar” a voz do usuário usando gravações de áudio feitas diretamente no iPhone. O aplicativo utiliza inteligência artificial (IA) para recriar a voz do usuário a partir de qualquer texto escrito por ele ou por meio de frases pré-definidas.
Isto é, os usuários terão a capacidade de criar uma voz sintética que se assemelha bastante à sua própria voz. O debate que se abre em torno do recurso é de que ele oferece risco para o usuário em casos de golpes, uma vez que algum golpista pode se passar por outra pessoa utilizando a voz configurada dela no celular.
Te podría interesar
Em um tempo de 15 minutos de leitura, é possível gerar uma voz sintetizada. Segundo a Apple, o lançamento do novo recurso busca expandir as funcionalidades do dispositivo para pessoas com deficiências ou problemas de saúde que resultem em perda progressiva da voz. A função está disponível para todos.
O Personal Voice também pode ser usado em dispositivos como iPads e iPhones, incluindo o iPhone 15, e pode ser empregado durante chamadas telefônicas e sessões de FaceTime.