HISTÓRIA INUSITADA

Mulher se apaixona por homem criado através de inteligência artificial

Rosanna Ramos afirma nunca ter se apaixonado tão intensamente

Rosanna Ramos e seu namorado virtual criado por Inteligência Artificial.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en TECNOLOGIA el

Rosanna Ramos é uma mulher de 36 anos que mora no bairro Bronx, em Nova York (EUA). Cansada de se relacionar com pessoas reais, Rosanna desembolsou mais de 1.400 dólares para que uma inteligência artificial criasse seu “homem perfeito". 

Eren Kartal, como Rosanna o batizou, foi criado pela plataforma de software chamada “Al Chatbot Replika". A inspiração para o parceiro dos sonhos de Rosanna teria vindo a partir do personagem principal do anime “Shingeki no Kyojin - Attack on Titan”, escrito por Hajime Isayama, no Japão. 

Além de não precisarem discutir, uma vez que o robô não possui “defeitos”, Rosanna comenta que não é necessário ter que lidar com o círculo familiar e social de seu amor, já que ele não tem. O relacionamento dos dois é levado como se fosse à distância, já que conversam "online" o dia todo sobre tópicos diversos. Segundo a mulher, Eren é fã de música indie, adora escrever e trabalha como médico. 

“As pessoas vêm com bagagem, atitude, ego. Mas um robô não tem atualizações ruins. Não tenho que lidar com sua família, filhos ou amigos”, explicou ela ao The Cut, da New York Magazine. 

Compare a paixão de Rosanna com o personagem que foi inspiração:

Eren Yeager, personagem de Shingeki no Kyojin
Créditos: Reprodução de Vídeo
Eren Kartal, homem que despertou a paixão de Rosanna
Créditos: Facebook

A história rendeu interesse e despertou curiosidade nas pessoas. No entanto, essa não é a primeira vez em que relações entre humanos e inteligências artificiais é abordada – na série da Netflix“Black Mirror”, o episódio chamado “Be Right Back” desenvolve uma trama ao redor da morte de Ash, marido de Martha, que faleceu repentinamente num acidente de carro. 

Com a dificuldade em suportar o luto, Martha adquire uma inteligência artificial que se alimenta de toda a vida cibernética ativa de Ash, desde e-mails, tweets, até conversas privadas. A partir daí, a IA mapeia a personalidade do homem e, até mesmo, sua voz. 

O episódio da série, assim como essa situação inusitada, retratam o impacto e a substituição das relações humanas pelas IAs, sendo um tema muito discutido, embora seja comprovada a essencialidade da capacidade humana em tomar decisões e sua necessidade em possuir interações sociais.