PARCERIA

DataFórum: Lula "traz" nova turnê de Taylor Swift ao Brasil e derruba internet

Antiga previsão apontava que, caso o petista fosse eleito para um novo mandato, a cantora estadunidense viria ao país

DataFórum: Lula "traz" nova turnê de Taylor Swift ao Brasil e derruba internet.Créditos: Ricardo Stuckert/ Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta segunda (5) mostra que uma antiga "profecia" que envolve o presidente Lula e a cantora estadunidense Taylor Swift quebrou a internet.

Internautas resgataram um tweet de 2018 que afirma que se o presidente Lula fosse solto e ganhasse mais um mandato presidencial, ele traria a cantora Taylor Swift ao Brasil.

De fato, tudo o que está no tweet aconteceu: Lula foi solto, se elegeu para o seu terceiro mandato presidencial e a cantora Taylor Swift confirmou que se apresenta no Brasil no fim deste ano.

O resgate da "profecia" viralizou, furou a bolha e fez com que o presidente Lula se tornasse um dos principais assuntos no Twitter.

A comunidade progressista, somada com "Lula" e Humor, obteve 48% das citações. A extrema direita ficou com 46% das citações. 

Foram analisados 172.722 tweets a partir das tags  lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 

 

 


Extrema direita 

Bolsonaro foi retratado como um político honesto, e as críticas a ele se resumiam à questão de levar dinheiro em malas para o exterior. Houve críticas à proposta de carros populares, que seriam financiados por impostos sobre combustíveis, aumentando o frete e impactando toda a população.

Marcos do Val afirmou que irá confrontar Zanin na sabatina, questionando se Lula foi inocentado. Bolsonaro fez propaganda positiva de seu governo, e circularam fake news afirmando que Lula está ordenando o desligamento das bombas de transposição do Rio São Francisco. 

Influenciadores esforçaram-se para passar a imagem de que Bolsonaro é uma vítima, sendo politicamente perseguido. G. Dias foi atacado por falsificar dados em um relatório do GSI sobre 08/01, e o conflito entre o governo e Lira foi explorado para aumentar o desgaste.

 


Progressistas 
 

No campo progressista, o principal assunto foi a entrevista com Tony Garcia sobre a Lava Jato, destacando-se os desembargadores do TRF-4 e a suposta chantagem sobre eles. Também foi divulgada a informação de que a CGU identificou irregularidades nos repasses para o Auxílio Brasil e o Vale Gás, no valor de R$4 bilhões.

 

 Houve repercussão significativa da entrevista de Durski Junior, dono do Madero, admitindo ter errado ao manifestar apoio a Bolsonaro e se opondo ao isolamento social.

 A mídia liberal foi criticada por sua cumplicidade com a operação Lava Jato e por criticar excessivamente o governo de Lula, enquanto poupa Lira de críticas mais severas em relação à sua postura política.

 

 

Lula 

Lula viralizou com sua interação em um tweet antigo que afirmava que ele traria Taylor Swift ao Brasil caso fosse eleito, conseguindo criar uma comunidade própria em torno de seus tweets. 

Diversos fãs da cantora publicaram sobre o assunto de maneira bem-humorada, atribuindo a Lula a vinda da celebridade ao país. Outro destaque foi sua visita à UFABC e a Eletra, além da comemoração dos resultados do PIB.

 


Humor / cultura pop 
 

Nessa comunidade, o bom humor e a zombaria predominaram, com postagens favoráveis ao Presidente Lula, ironizando as críticas excessivas a Maduro e à Venezuela.


 

 Também houve destaque para fãs do astro Yixing, afirmando que Lula deveria trazer o cantor ao país, assim como teria feito com Taylor Swift.

 Houve crítica à possível ampliação da isenção de impostos para igrejas, bem como desaprovação aos petistas, que foram acusados de "passar pano" para o Presidente e atacar seus críticos.