Levantamento DataFórum desta terça-feira (25) mostra que a tese de que o presidente Lula (PT) armou um golpe contra o... presidente Lula. Apesar de absurda e, digamos, profundamente lisérgica, tal argumentação contaminou a direita como um todo.
Inicialmente restrita ao submundo do bolsonarismo, a tese de que o governo Lula e o Partido dos Trabalhadores armaram uma espécie de autogolpe agora é tratada como principal alicerce para que se realize a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o ataque golpista do 8 de janeiro.
No entanto, cabe destacar que, desde que a tentativa de golpe de Estado foi perpetrada pela extrema direita, os levantamentos DataFórum identificaram a construção da absurda tese acima referida, que agora ganha credibilidade no setor direitista como um todo.
Na comunidade progressista teve ampla repercussão o deboche feito pelo cantor Chico Buarque sobre o fato de a imprensa tradicional brasileira ter criado um factoide em torno da gravata que a primeira-dama Janja Silva comprou para o presidente brasileiro em uma loja de grife.
A extrema direita teve 51% das menções no Twitter. Os progressistas, somados com a cultura pop, obtiveram 44% das citações.
Foram analisados 424.593 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Bolsonarismo
Os bolsonaristas insistiram na tese de que o governo Lula tentou derrubar o próprio governo, pedindo a prisão de Dino e equiparando sua culpa na tentativa de golpe à de Anderson Torres.
Comemoraram que um tweet de Lula foi marcado pelo Twitter como desinformação por ter dito que não igualou Rússia à Ucrânia e questionaram os gastos da viagem de Lula a Portugal.
Novamente, a teoria da conspiração de que a presença de um fotógrafo da Reuters confirmaria a articulação do golpe por Lula foi difundida. Parlamentares se posicionaram contra o PL da Fake News, afirmando que ele é censura.
Progressistas
Os governistas aumentaram o tom com a oposição em relação à CPMI de 08/01, afirmando que as provas contra os bolsonaristas são irrefutáveis.
Entretanto, o assunto do dia foi o Prêmio Camões concedido a Chico Buarque, com destaque para o agradecimento que fez à sua esposa por lhe comprar uma gravata, ironizando a mídia, que transformou a compra de uma gravata por Janja em um escândalo, e também para a frase "O ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio".
Influenciadores comemoraram o acordo da Shein com a Coteminas, que beneficiará pequenas e médias confecções no Brasil. O início desastroso do governo Bolsonaro também foi lembrado na comunidade.
Cultura pop
Neste grupo, Lula é citado diversas vezes fora do contexto político, em meio ao universo da cultura pop, de maneira positiva. Também há internautas que relatam os abusos de Bolsonaro com o dinheiro público, afirmando que não se pode comparar com a compra de uma gravata, exagerada pela mídia liberal.
Lula ainda foi elogiado por ter se desculpado por sua fala envolvendo PCDs, e também repercutiu o Prêmio Camões concedido a Chico Buarque, com diploma assinado por Lula.