Levantamento DataFórum desta quarta-feira (19) mostra que a declaração do presidente Lula (PT) que relacionou os games violentos aos ataques nas escolas gerou ampla repercussão negativa no Twitter.
Durante reunião para apresentar medidas para conter os ataques às escolas, o presidente Lula fez uma declaração polêmica sobre os games.
“Temos que pensar: ‘o que eu ensino para o meu filho dentro de casa?’ Tem gente que quando filho pequeno chora, logo dá a ele um tablet ou um celular para jogar jogos eletrônicos e se acalmar. Mas não tem jogo, não tem game, falando de amor, nem falando de educação, é só game ensinando a molecada a matar (…) duvido que tenha um menino de 8 a 12 anos que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. E hoje a molecada joga com gente de outro país, viram noites jogando, e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças,” declarou.
A fala de Lula acabou por gerar uma ampla repercussão negativa nas redes entre gamers apoiadores de seu mandato. Além disso, a polêmica declaração de Lula acabou por unir, de maneira negativa, a crítica de apoiadores com a direita liberal.
Após receber uma chuva de críticas, Lula aceitou o convite da gamer Nyvi Stephan para tratar da questão.
Os progressistas, somados com a comunidade pop, obtiveram 43% das menções. A extrema direita teve 33% das citações. Os gamers formara a sua própria comunidade e somaram 10% das menções neste levantamento.
Foram analisados 404.830 a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Bolsonarismo
A CPMI do vandalismo de 08/01 foi o principal tema do bolsonarismo, que exige a instauração da comissão ao Rodrigo Pacheco, que foi muito criticado por ter cancelado a sessão que instauraria a CPMI.
O impacto negativo da taxação das importadoras populares foi explorado por influenciadores, que usaram o tema para desgastar o governo.
A manifestação da PGR, pedindo punição de Sérgio Moro por ter insinuado que Gilmar Mendes vende habeas corpus, gerou indignação na extrema direita, e ainda continuou repercutindo a versão de Michelle Bolsonaro sobre os móveis desaparecidos do Palácio do Alvorada.
Progressistas
Os progressistas citaram Alexandre de Moraes para dizer que há provas de que as milícias digitais organizaram os ataques de 08/01 e solicitaram a responsabilização de congressistas que são influenciadores digitais bolsonaristas.
Continuou repercutindo o uso político da PRF, para tentar interferir no resultado das eleições, dificultando o voto onde Lula ganhou, e também segue com relevância a atuação geopolítica de Lula, com o convite da Ucrânia para visita de Lula.
A prisão de Benito Franco, que ameaçou Lula, foi comemorada.
Cultura pop
Na comunidade de cultura pop, teve grande alcance o recuo do governo em relação à taxação de AliExpress, Shein e Shopee, assim como a participação de Cezar Black na assinatura do novo piso salarial da enfermagem.
Gamers
Liderada por Felipe Neto, formou-se uma forte comunidade de pessoas ligadas ao universo gamer, que fez duras críticas ao Presidente Lula por sua fala relacionando games à violência.
A fala do presidente foi rebatida por diversos influenciadores, que condenaram a manifestação, afirmando que não é baseada em fatos e estudos científicos.
O grupo é formado, principalmente, por eleitores de Lula, que dizem não se arrepender do voto, mas que estão decepcionados com a postura do Presidente.
Direita Liberal
Na direita liberal, também houve críticas à fala de Lula sobre os games, estimulando eleitores do presidente a abandonar o apoio ao governo por conta desta manifestação.
Outro assunto de grande repercussão no grupo foi o recuo na taxação das importadoras de produtos populares, com ataques aos influenciadores progressistas, que defenderam a taxação e foram surpreendidos pelo recuo.
A guerra na Ucrânia continuou motivando ataques de direitistas liberais, que se alinham ao país e se opõem à Rússia.