MICO

DataFórum: retorno de Bolsonaro flopa e frustra extrema direita, que aguardava uma cena grandiosa

Senador Fabiano Contarato humilha Sergio Moro no Senado, viraliza nas redes e comunidade progressista sai da defensiva

DataFórum: retorno de Bolsonaro flopa e frustra extrema direita, que aguardava uma cena grandiosa.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (30) mostra que os principais perfis da extrema direita alardeavam um grande retorno ao Brasil para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, o que se viu uma recepção completamente esvaziada, ou como se diz na internet: flopou. 

A recepção fria a Jair Bolsonaro deixou a comunidade da extrema direita sem rumo. Sem muito o que mostrar, foram pouco canais que fizeram as tradicionais transmissões ao vivo, método corrente neste grupo. 

Em sentido contrário, a comunidade progressista pró-Lula saiu da defensiva. Tal fato foi motivado, principalmente, pela atuação do ministro da Justiça Flávio Dino em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizada nesta terça-feira (28). 

Outra cena que tirou a comunidade lulista das cordas foi a humilhação que o senador Fabiano Contarato (PT-ES) impôs ao ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) durante debate sobre prisão em segunda instância. 

A comunidade progressista, junto com a pop, obteve 46% das menções no Twitter. A extrema direita teve 42% das citações. 

Foram analisados 356.948 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 

Extrema direita

 

A extrema-direita não teve um assunto predominante, com parlamentares divulgando suas iniciativas de oposição ao governo Lula, enquanto os influenciadores mais próximos de Bolsonaro divulgaram a volta do ex-Presidente ao Brasil como um fato glorioso e de grande apelo popular. 

Mário Frias insistiu na fake news de que Rui Falcão chamou Nikolas Ferreira de “Chupetinha”, mesmo depois do próprio Janones ter assumido que foi ele quem o chamou. 

Bolsonaro divulgou mensagem afirmando que a violência contra LGBTs diminuiu em seu governo.

 


Progressistas 

 

Entre os progressistas, houve forte repercussão das falas no Congresso Nacional de Flávio Dino e Fabiano Contarato, em resposta aos parlamentares de extrema-direita. 

O caso de Nikolas Ferreira ainda teve destaque, com influenciadores afirmando que o apelido não é homofóbico.

 O retorno de Bolsonaro ao Brasil motivou chacotas, mas também uma dura fala de Gleisi Hoffmann, que teve bastante alcance. Há diversos pedidos de punição para o clã Bolsonaro.

 


Direita liberal

 

A direita liberal continua funcionando como linha auxiliar da extrema-direita, com tentativas de igualar Lula a Bolsonaro, em benefício de Bolsonaro. 

Também houve apoio ao discurso bolsonarista de que o governo Lula é culpado pela tentativa de golpe de 08/01, com a tese sendo encampada por diversos apoiadores. 

Merval Pereira foi um dos destaques do grupo, ecoando pensamentos desejosos de que Lula não é mais um grande líder.

 


Cultura pop 

 

Nesta comunidade, Bolsonaro foi alvo de zombaria, com perfis sugerindo a prisão de Bolsonaro ao chegar no Brasil e retratando o ex-presidente de maneira desfavorável no contexto da cultura pop. 

Lula, ao contrário, é tratado de maneira positiva, com celebridades sendo elogiadas por terem manifestado apoio ao presidente.