QUEM MANDOU MATAR?

DataFórum: Assassinato de Marielle Franco, que segue sem solução, é destaque no Twitter

A humilhação que o deputado federal Nikolas Ferreira passou na CNN também esteve entre os principais assuntos das redes

DataFórum: Assassinato de Marielle Franco, que segue sem solução, é destaque no Twitter.Créditos: Mídia Ninja
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (15) mostra que o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, que completou cinco anos nesta terça-feira (14), foi um dos principais assuntos no Twitter. 

Além das publicações que exigem uma solução para o crime, que segue sem solução, também circulou bastante a homenagem que o presidente Lula (PT) prestou à vereadora. 

Quem também figurou entre os principais assuntos, foi o deputado federal Nikolas Ferreiras (PL-MG) que, ao tentar fazer graça durante entrevista na CNN Brasil, levou uma chamada de atenção da jornalista Basília Rodrigues ao vivo. 

A queda do preço das carnes, em especial a da picanha, permaneceu com um dos principais assuntos nas comunidades progressista e pop. 

A comunidade progressista, somada a cultura pop, obteve 50% das menções no Twitter. A extrema direita teve 34% das citações. 

Foram analisados 202.391 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional. 

Cabe destacar que nos últimos dias caiu ainda mais o volume de tweets no levantamento, o índice que aponta para o aprofundamento de um desengajamento nas redes sociais em relação à política. 

 


Extrema direita 

 

Bolsonaro fez propaganda do seu governo e abordou a venda da refinaria Landulpho Alves, afirmando que foi aprovada pelo TCU. 

A CPMI do vandalismo de 08/01 foi o principal assunto da extrema direita, com acusações de que o governo Lula está usando recursos públicos para tentar retirar assinaturas da solicitação. 

Novamente, Lula foi retratado como aliado de Ortega, vinculando-o ao termo “ditadura”. O Delegado Ramagem defendeu o governo Bolsonaro no caso da espionagem, afirmando que tudo foi feito dentro da legalidade.

 


Progressistas 


Entre progressistas, a queda no preço da picanha continuou entre os assuntos de maior visibilidade, em conjunto com o assassinato de Marielle Franco, que completou 5 anos sem que se descubra os mandantes. 

Circulou uma foto de Michelle Bolsonaro com um passaporte vermelho, cor reservada aos passaportes diplomáticos. Porém, os ex-Presidentes e seus cônjuges têm direito a este tipo de passaporte. 

Fernanda Melchionna (PSOL-RS) teve grande alcance com vídeo no qual ela confronta Nikolas Ferreira de maneira enérgica e contundente. Outro assunto de grande destaque foi a espionagem da Abin, sem previsão legal no Brasil.

 


Cultura pop 


Neste grupo, o grande destaque foi a queda no valor da picanha, com grande circulação de fotos mostrando o preço em supermercados. 

 O assassinato de Marielle Franco, com destaque para um projeto de lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. 

Outras ações do governo Lula foram divulgadas pelos perfis Choquei e POPTime, com grande alcance.

 


Direita liberal

 

Entre os liberais radicais, a hipótese de nomeação do Zanin para o STF, já dada como fato consumado por alguns, continuou causando muito incômodo. 

Lula foi associado à “cleptocracia”, uma vez mais aproximando o discurso político deste campo ao bolsonarismo. Jornalistas da mídia liberal fizeram oposição.