NOVO MOMENTO

DataFórum: Queda no preço da picanha é comemorada e brasileiros tentam superar época da "fila do osso"

Após longo silêncio, a extrema direita se posiciona sobre o escândalo do contrabando de joias do ex-presidente Bolsonaro

DataFórum: Queda no preço da picanha é comemorada e brasileiros tentam superar época da "fila do osso".Créditos: Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (14) mostra que a queda no preço das carnes, em especial da picanha, foi comemorada pelos brasileiros e se tornou um dos principais assuntos no Twitter. 

Parte das publicações referentes à queda do preço das carnes também foram realizadas para demarcar uma mudança de tempo no Brasil: o fim do tempo da fila para pegar osso, que se tornaram comum durante o governo do ex-presidente Bolsonaro. 

Por sua vez, a comunidade da extrema direita, depois de um longo silêncio, começa a se posicionar sobre o escândalo do contrabando de joias do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

A comunidade progressista, somada com a cultura pop, obteve 56% das menções no Twitter. A extrema direita teve 34% das citações. 

Foram analisados 272.885 a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_. 


Extrema direita 


Bolsonaro segue fazendo propaganda positiva do seu governo, com informações que considera positivas. Deputados bolsonaristas ameaçaram retaliar uma possível CPI das Joias, afirmando que é uma “cortina de fumaça” e que, caso aconteça, também será usada para investigar os presentes recebidos por Lula e Dilma. 

O Presidente foi acusado de transfobia por ter condenado a ideia de “banheiro unissex” e novamente circularam publicações afirmando que foram assinados contratos milionários com o “cartel do asfalto”. 

Houve a afirmação que Lula silencia sobre Ortega, presidente da Nicarágua e por isso compartilharia dos mesmos valores que ele. Novamente o governo foi acusado de usar a máquina pública para evitar a CPMI do vandalismo de 08/01.

 


Progressistas 


A picanha mais barata motivou publicações positivas, com influenciadores lembrando o preço da carne e a fila do osso no governo Bolsonaro.

 Um golpista que operava com Bitcoins foi identificado como Bolsonarista e alguns internautas apontaram que Bolsonaro usou mais de R$300 bilhões em recursos públicos para tentar se reeleger. 

Ainda continua tendo impacto o escândalo das joias, agora com Bolsonaro afirmando que vai devolver o estojo que estava em sua posse. 

 


Cultura pop 


Nestas comunidades o bom desempenho do governo Lula é retratado com bom humor, com diversas referências ao universo da cultura pop. Um dos destaques foi o anúncio de queda no preço das passagens aéreas para aposentados, estudantes e funcionários públicos. 

Michelle Bolsonaro continuou sendo alvo de chacotas por tentar doar 3 cães justificando que agora mora de aluguel, porém a casa custa R$12 mil/mês. Nestes grupos também foi comemorada a queda no preço da picanha.

 


Direita liberal


Lula foi criticado pela fala “Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação”, com internautas afirmando que grande parte da miscigenação foi fruto de estupros e violações. 

Novamente Lula foi atacado por uma possível indicação de Cristiano Zanin para o STF, com influenciadores cobrando impessoalidade.

 A queda no preço da carne foi atribuída ao fato de ter surgido um caso de vaca louca no Pará, que motivou a China a interromper a importação da carne brasileira e Kim Kataguiri novamente reivindicou para si o mérito pelo aumento no valor da merenda.