Levantamento DataFórum desta terça-feira (28) mostra que o lançamento da campanha nacional de vacinação com imunizante bivalente contra a Covid-19 teve grande repercussão no Twitter.
Muitas questões foram destacadas do evento, entre elas, o retorno do Zé Gotinha, personagem histórico das campanhas de imunização do Brasil que havia sido abandonado pelo governo Bolsonaro.
Além do retorno do Zé Gotinha, também foi muito comentado o simbolismo de o presidente Lula (PT) ter sido o garoto propaganda da campanha e ter sido vacinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico.
Se na comunidade progressista foi comemorado o fato de a vacinação voltar a ser ensejada, os grupos bolsonaristas se ocuparam de espalhar fake news sobre corte de remédios para diabetes das farmácias populares.
As comunidades progressistas, Lula e Pop somaram 57% das menções no Twitter. A extrema direita obteve 34% das citações.
Foram analisados 386.150 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_.
Extrema direita
Teve bastante repercussão no grupo a viagem do Ministro das Comunicações em avião da FAB, para ir a um leilão de cavalos, com destaque para um tweet de Deltan Dallagnol, que foi um dos grandes influenciadores do campo bolsonarista.
Também circulou um boato de que o governo Lula vai cortar a metformina, remédio para diabetes, da Farmácia Popular. Influenciadores bolsonaristas criticaram a redução da desoneração dos impostos sobre combustíveis.
Bolsonaristas exaltaram o ex-presidente por ter afirmado que a China teria fabricado o vírus da Covid-19.
Progressistas
A “volta à normalidade”, com um presidente dando exemplo e fazendo campanha pró-vacina, foi muito comemorada entre os progressistas, gerando publicações de grande alcance.
Ainda continuou repercutindo a “Bolsonaro Store”, alvo de piadas e Stuckert viralizou com a nova foto oficial do 3º mandato de Lula.
Também foi destaque a perseguição política da Receita Federal contra desafetos do ex-presidente Bolsonaro.
Lula
Lula criou um grupo à parte com a publicação de sua foto oficial no seu 3º mandato como Presidente da República.
Seguido pelo vídeo do Alckmin vacinando o Presidente, que foi o assunto de maior destaque no dia.
Cultura pop
Nesta comunidade viralizou um tweet, usando a trend do elo social, que relaciona Bolsonaro e Ronnie Lessa, assassino de Marielle Franco.
Também tivemos outras publicações bem-humoradas relacionando Lula de maneira positiva à celebridades da cultura pop e Bolsonaro de maneira negativa.
Neste grupo a Bolsonaro Store também foi motivo de zombaria.
Direita Liberal
Roberto Justus detonando Bolsonaro foi o grande destaque entre os liberais, mas também repercutiu muito a presença do Ministro das Comunicações em leilão de cavalos, que viajou em avião da Fab.
O calendário do Bolsonaro virou piada neste grupo, com paródias circulando. Como no bolsonarismo, aqui também houve críticas à retirada parcial da desoneração de impostos sobre combustíveis.