TRAGÉDIA

DataFórum: internautas responsabilizam ex-presidente Bolsonaro por chacina em Sinop

Bolsonaristas usam tragédia de São Sebastião para atacar governo Lula com fake News

DataFórum: internautas responsabilizam ex-presidente Bolsonaro por chacina em Sinop.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (23) reforça algo que é claro e notório: não há ética entre os perfis bolsonaristas quando o objetivo é impor suas falsas narrativas sobre determinados fatos. 

Com o objetivo de desgastar o governo Lula, os bolsonaristas utilizaram a tragédia climática de São Sebastião (SP) para atacar o governo federal, mas também a primeira-dama, Janja Silva. 

Dessa maneira, um card em que a primeira-dama dança sobre os corpos dos mortos em São Sebastião teve ampla repercussão nas redes bolsonaristas, que criticaram Janja Silva por não ter acompanhado Lula na vista aos atingidos pelas tempestades do litoral paulista. 

No campo progressista, a chacina praticada por dois homens em uma bar de sinuca na cidade de Sinop  (MT) serviu de base para uma nova crítica às políticas de facilitação de acesso às armas e munições.  

Especificamente, o ex-presidente Bolsonaro (PL), mas também boa parte da extrema direita, foram apontados como responsáveis pela chacina de Sinop. 

Além disso, os perfis progressistas também afirmaram que o discurso virulento do ex-presidente Bolsonaro também apertou o gatilho na chacina de Sinop, na qual sete pessoas foram mortas, entre elas uma jovem de 12 anos. 

Os progressistas, somados a comunidade pop, tiveram 48% das menções no Twitter. A extrema direita alcançou 40% das citações. 

Foram analisados 303.415 tweetsw a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 

 

 

 

Extrema direita 


Teve forte engajamento uma ilustração da Janja pulando carnaval em meio a cadáveres em um alagamento, em conjunto com outras críticas à primeira-dama, por ter ido viajar durante o feriado em vez de visitar os locais de tragédia. 

A quantia de recursos liberada para a tragédia motivou críticas, com bolsonaristas afirmando que era menos do que o liberado para a Claudia Raia pela Lei Rouanet. 

Felipe Neto foi atacado por participar do GT de combate ao discurso de ódio, com influenciadores afirmando que ele é um propagador de discursos de ódio. 

Novamente parlamentares fizeram campanha para criação de uma CPI para responsabilizar o governo Lula pelo vandalismo bolsonarista na sede dos três poderes e também foi comemorada a inércia da PGR em não dar prosseguimento às acusações da CPI da Covid.

 


Progressistas      


A comunidade progressista ficou escandalizada com a chacina de Sinop, na qual 2 bolsonaristas mataram 7 pessoas por causa de uma derrota no bilhar.  

Também houve indignação com os ataques de extremistas de direita à jornalistas em meio à tragédia no litoral norte de SP. 

Foi desmentida uma montagem do Presidente Lula segurando uma imagem do diabo e também uma fake news de Nikolas Ferreira sobre liberação do FGTS para vítimas de desastres naturais.  

Teve destaque a participação do governo Lula na conferência da UNESCO “Internet for Trust”. 

 

Cultura pop 


Nestas comunidades o Bolsonaro foi ironizado por internautas que fizeram piada com o carro alegórico com a imagem do diabo, dizendo que tentaram representar o ex-Presidente. 

Foi feita uma montagem bem-humorada com a cara de Lula em um corpo de halterofilista dançando uma música pop.

O Presidente Lula foi bastante “cobrado” pela criação do Ministério do Namoro. 


 


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar