HERANÇA MALDITA

DataFórum: destruição do Alvorada e sigilo sobre o caso Marielle Franco revoltam internet

Comunidade da extrema direita cai em contradição, lamenta as mortes por Covid e responsabiliza o governo Lula

DataFórum: destruição do Alvorada e sigilo sobre o caso Marielle Franco revoltam internet.Créditos: Agência Brasil / reprodução redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (6) mostra que dois assuntos predominaram na comunidade progressistas: a destruição do Palácio do Alvorada causada por Michele e Jair Bolsonaro, e a descoberta de que o ex-presidente impôs sigilo de 100 anos em telegramas sobre o caso Marielle Franco. 

Ainda sobre a questão dos sigilos, teve forte repercussão nas comunidades lulistas o fato de que o ex-presidente Bolsonaro fugiu para os EUA por temer o que pode vir a ser revelado com a queda dos sigilos. Entre os temas que mais preocupam o ex-mandatário são Covid, carteira de vacinação e visitas de Carlos Bolsonaro ao Palácio do Planalto. 

Além disso, a revelação de que Michelle e Jair Bolsonaro deixaram o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, destruída, causou indignação nas comunidades do Twitter. 

Na outra ponta, a comunidade da extrema direita caiu em contradição: sem ter por onde criticar a nova gestão federal, agora se importam com as mortas por Covid e responsabilizam o governo Lula. 

A extrema direta obteve 45% das citações no Twitter. Os progressistas, somados a Cultura de Rede, obtiveram 47% das menções. 

Foram analisados 698.002 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_. 

 


Extrema Direita 

 

Atores da direita se orgulharam de fazer oposição ao governo Lula, criticando o combate à desinformação anunciado pelo governo, enquanto outros divulgaram casos de óbitos por Covid nos primeiros dias do ano, responsabilizando Lula. 

Foi comemorada a ausência do Almirante Garnier na troca do comando militar, afirmando que é um ato de não reconhecimento de Lula como Presidente. Há quem diga que a mídia e os progressistas falseiam os fatos, a maioria da população a viver fora da realidade. 

Circulou uma desinformação que o Senador Marcos do Val impôs uma derrota ao governo Lula, barrando decreto sobre armas.

 


Progressistas 

 

Teve grande circulação o tweet do Boulos afirmando que Bolsonaro decretou sigilo sobre os telegramas do Itamaraty sobre o caso Marielle Franco e ainda continuou repercutindo o incêndio na casa de professoras de esquerda em Curitiba. 

O convênio do governo Bolsonaro com a ONG de José Aldo foi um dos destaques, em conjunto com a informação que a esposa do milionário lutador recebeu Auxílio Emergencial. 

A mídia liberal foi novamente questionada por excesso de crítica ao governo Lula, que ainda não completou a 1ª semana.

 


Cultura de Rede  

 

Esta comunidade, marcada tradicionalmente pelo bom humor, continua comemorando o início do governo Lula, cobrando promessas feitas em tom de brincadeira, como a “varandinha do pum” e o “ministério do namoro”. 

Uma foto de Bolsonaro e o maquiador Agustin, em uma pizzaria nos EUA, foi alvo de ironia, pela demonstração de intimidade entre o maquiador e o ex-Presidente. As avarias no Palácio da Alvorada, deixadas pela família Bolsonaro, virou meme nas redes sociais.