Levantamento DataFórum desta terça-feira (27) revela que, não apenas a campanha de voto útil ganho forças nos últimos dias, mas uma onda de esperança e otimismo em torno da candidatura de Lula (PT) à presidência dominou a maioria das conversas do Twitter.
Essa formação de onda identificada pelos levantamentos DataFórum também corrobora o fato de que as comunidades lulistas e de Cultura dialogam para além dos perfis já identificados com a candidatura petista, ou seja, a bolha tem sido furada diariamente e de forma espontânea nas redes.
Dois fatores têm sido fundamentais para tal onda de esperança e otimismo em torno da candidatura petista: as campanhas televisivas com foco na tragédia pandêmica produzida por Bolsonaro (PL) e o alto número de artistas e celebridades que tem declarado voto em Lula e feito campanha pelo voto útil. A comunidade lulista, somada com a Cultura de Rede, obteve 61% das menções.
Se no campo do lulismo há esperança e otimismo, o mesmo não se pode dizer das comunidades bolsonaristas que, nesta reta final de campanha apresenta perda de fôlego e não consegue apresentar narrativas além daquelas que foram trabalhadas ao longo da campanha. Dessa maneira, a comunidade de apoio a Bolsonaro dialoga apenas com si. O bolsonarismo teve 29% das citações no Twitter.
Foram analisados 1.847.324 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Esperança e otimismo em torno de Lula tomam conta do Twitter
A violência política foi fortemente repudiada pelo campo lulista, que também divulgou a nova suspeita de corrupção no governo Bolsonaro, com saques em dinheiro realizados por funcionários do gabinete da Presidência.
Teve grande alcance apoios de figuras públicas ao Lula, como Felipe Melo e Tico Santa Cruz. O pronunciamento do Ciro foi ironizado como campanha de voto útil para o Lula. A Super Live Brasil da Esperança também teve destaque na comunidade.
Bolsonarismo aposta em discursos ofensivos contra Lula
Bolsonaro apostou na ofensa, chamando Lula de “Mula” para afirmar que o ex-Presidente não cumprirá promessas de campanha. O cenário político na América Latina continua a ser utilizado com mensagens que tentam causar medo de um futuro governo Lula.
Os ataques ao STF foram novamente utilizados para colocar o Bolsonaro como uma vítima de perseguição pelo poder judiciário. Continua forte a propaganda interna para o bolsonarismo de que o Presidente será eleito em 1º turno.
Cultura de Rede debocha do Manifesto à Nação de Ciro Gomes
A comunidade de cultura de rede foi francamente pró-Lula e anti-Bolsonaro, e o Manifesto à Nação de Ciro Gomes foi motivo de chacota. Internautas fazem contagem regressiva para o fim do mandato de Bolsonaro, ressaltando os pontos negativos do candidato.
Lula foi tratado como próximo presidente e elogiado por suas ações de campanha. A preocupação com a violência política por parte do bolsonarismo foi destaque na comunidade.
Ciro afirma diz que é "perseguido pela turma do PT"
Ciristas e apoiadores de candidaturas fracassadas, como os lavajatistas que apoiavam Sergio Moro, formaram o mesmo grupo por padrão de compartilhamentos. Argumentaram que Ciro é alvo de ataques do PT e que isso é reflexo de sua suposta luta contra o sistema.
Reforçaram que o candidato do PDT é o mais preparado e que isso faz com que a máquina petista cometa seu assassinato de reputação. Ciro focou no seu pronunciamento à Nação.