ELEIÇÕES 2022

DataFórum: internautas comemoram retorno de Rihanna à música e atribuem ao regresso de Lula ao cenário político

O anúncio do show da cantora no Super Bowl e o encontro do líder petista com influenciadores foram destaques no Twitter

DataFórum: internautas comemoram retorno de Rihanna à música e atribuem ao regresso de Lula ao cenário político.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta segunda-feira (26) mostra que a campanha de Lula na televisão segue viralizando nas redes e, dessa maneira, aprofunda o isolamento e a rejeição a Bolsonaro e sua militância. 

No entanto, o que predominou no Twitter foram publicações bem humoradas da comunidade de Cultura Pop que, em tom irônico, relacionou o retorno de Rihanna aos palcos - na noite deste domingo (26) a artista anunciou apresentação no Super Bowl - como a primeira medida do novo governo Lula. 

Além disso, também repercutiu nas redes o encontro de Lula com influenciadores digitais no Rio de Janeiro. Teve destaque a foto compartilhada com Felipe Neto que, ao lado do petista, defendeu o voto útil para que a eleição seja finalizada no primeiro turno. A comunidade lulista, somada a Cultura Pop, obteve 62% das menções no Twitter. 

Isolada e com aparente perda de fôlego na reta final da campanha, a comunidade bolsonarista permanece isolada e dialogando apenas com a sua bolha. Sem novidades, continuam a trabalhar com as teses que visam relacionar Lula ao crime organizado. A comunidade bolsonrista teve 29% das citações no Twitter. 

Foram analisados 1.714.154 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Cultura pop relaciona retorno de Rihanna à música a nova ascensão de Lula 

 

O anúncio da retomada da carreira artística pela Rihanna foi comparado ao retorno do Lula à Presidência da República e foi o grande destaque desta comunidade. Os eleitores de Bolsonaro foram alvo de chacota e a violência política bolsonarista foi condenada.

 

 

 

Houve muita indignação com pessoas pobres que cogitam votar no Bolsonaro, retratado como candidato das elites.

 

 

Felipe Neto defende voto útil em Lula 

 

O encontro do Lula com influenciadores no Rio de Janeiro foi comemorado e a foto do Felipe Neto com o ex-Presidente, divulgando o seu apoio, gerou um alto engajamento. O vídeo desmentindo Bolsonaro no debate do SBT também foi destaque, assim como a presença do Lula na Portela. 

O voto em Lula já no 1º turno motivou publicações de grande alcance e  Ciro Gomes foi motivo de piadas, com influenciadores lamentando sua atuação como linha auxiliar do bolsonarismo na reta final.

 

 

Bolsonaristas associam Lula a futuro "caos social"

 

Entre os bolsonaristas houve ataques ao Lula e um vídeo de ônibus queimados no Chile foi utilizado para insinuar que haveria caos com a volta do Lula. 

Bolsonaro voltou a divulgar a transposição do Rio São Francisco e seus apoiadores comemoraram a participação no debate no SBT e atacaram opositores. Ainda houve a divulgação do Presidente comendo com as mãos para passar a imagem de pessoa simples.

 


Ciro Gomes anuncia "pronunciamento à nação"

 

Ciristas e personagens que já estiveram com outros candidatos à direita formaram uma comunidade única. Ciro divulgou que fará Comunicado à Nação e se manteve em posição destacada. 

O restante das postagens de maior alcance na comunidade argumentou contra o voto útil e tentam afastar Ciro das acusações de que está se transformando em linha auxiliar do bolsonarismo nessa reta final do processo eleitoral.