ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Apoiadores de Lula usam vexame em funeral da Rainha para aumentar rejeição a Bolsonaro

Ciro tem bom alcance com a divulgação de vídeo em tom melancólico onde reconhece a baixa viabilidade de sua candidatura

DataFórum: Apoiadores de Lula usam vexame em funeral da Rainha para aumentar rejeição a Bolsonaro.Créditos: Divulgação/Commonwealth & Development Office
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisa DataFórum desta terça-feira (20) mostra que o comício de Bolsonaro (PL) realizado durante o funeral da Rainha Elizabeth II continua a gerar ampla rejeição à imagem do presidente. 

Neste sentido, as comunidades de apoio ao ex-presidente Lula (PT) intensificaram a divulgação das tristes cenas de Bolsonaro e sua militância durante o funeral da monarca com o objetivo de aumentar a rejeição do mandatário. Os lulistas tiveram 50% menções no Twitter. 

Por sua vez, os grupos bolsonaristas, acuados com a possibilidade de derrota no primeiro turno da eleição presidencial, retomaram a estratégia de associar Lula ao crime e disseminar a fake news de que o líder petista não foi inocentado nos processos no âmbito da operação Lava Jato. Bolsonaristas ficaram com 34% das citações no Twitter. 

 

Foram analisados 1.413.114 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Lulistas usam comício de Bolsonaro no funeral da Rainha para aumentar sua rejeição 

 

A repercussão negativa da passagem de Bolsonaro pela Inglaterra continuou gerando forte engajamento entre lulistas, que condenaram o uso político do funeral da Rainha Elizabeth II. A postura do Presidente foi classificada como “vergonhosa”. 

A comparação do valor da gasolina sem comparar o poder de compra da Libra com o Real foi motivo de piada nas redes. O vídeo falso que circulou nas redes bolsonaristas com a tecnologia deepfake foi desmentido pelo Jornal Nacional e a postagem foi um dos destaques. O resultado positivo do IPEC para Lula foi comemorado.

 


Bolsonaristas resgatam caso Palocci 

 

Bolsonaro anunciou mais uma redução no preço dos combustíveis e divulgou imagens protocolares de sua presença no funeral da Rainha Elizabeth II.

Teve alto engajamento o áudio falso de Lula sobre o Palocci e uma vez mais a Veja foi utilizada para disseminar desinformação sobre a inocência do Lula. O caso Celso Daniel ainda foi requentado em mais uma tentativa de associar Lula à criminalidade.

 

 

Cultura de Rede elenca motivos para eleger Lula presidente 

 

Na comunidade de cultura pop/de rede críticas ácidas e bem humoradas a Bolsonaro e, desta vez, até para Lula que não convidou Pabllo Vittar para uma ação de campanha. 

Bolsonaro foi fortemente criticado por suas gafes na passagem por Londres. Lula, ao contrário, foi defendido de maneira enfática pela maioria dos destaques que elencaram os motivos e benefícios de eleger Lula novamente. 

 


Ciro Gomes reconhece baixa viabilidade de sua candidatura à presidência 

 

Ciristas e lavajatistas, alguns deles ligados ao MBL como o cassado Arthur do Val, centram ataques a Lula e, em menor grau, a Bolsonaro. 

 

Ciro fez um vídeo "emocionado", no qual admite sua baixa viabilidade eleitoral, reafirma sua luta pelo país e reclama dos ataques sofridos. Bolsonaristas foram criticados por sua postura em Londres, durante o funeral da Rainha.