Levantamento DataFórum desta sexta-feira (2) mostra que a revelação de que o Clã Bolsonaro pagou 51 imóveis em dinheiro vivo permanece com um dos principais assuntos no Twitter e tem gerado alto impacto negativo para Bolsonaro. O assunto foi fortemente trabalhado pela comunidade lulista, que teve 45% das menções no Twitter.
Diante dos escândalos dos imóveis, a comunidade bolsonarista retomou a estratégia de associar o ex-presidente Lula ao crime organizado e também com publicações de ataques pessoais. O objetivo é colar a pecha de "ladrão" na figura do líder petista.
Outra tática colocada em ação pelos apoiadores do presidente consiste em promover a imagem da primeira-dama Michelle Bolsonaro e tentar diminuir o impacto negativo das últimas atitudes machistas de Bolsonaro. Os bolsonaristas tiveram 42% das citações.
O campo de apoio ao candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, buscou diversas formas de reduzir os danos causados pela fala de Gomes durante encontro empresários, onde afirmou que as pessoas que vivem em favelas não entendem questões referentes à economia.
Foram analisados 1.376.720 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Lulistas repercutem imóveis do Clã Bolsonaro pagos em dinheiro vivo
O tweet de maior alcance foi uma defesa do Felipe Neto da candidatura do Lula, rebatendo acusações de que o Lula “roubou”. A notícia sobre os imóveis da família Bolsonaro continua rendendo bastante engajamento na comunidade, inclusive com a chacota do Sensacionalista sobre o silêncio do Moro a respeito do caso.
Repercutiu também a condenação de Bolsonaro no Tribunal Permanente dos Povos, bem como a visita de Lula a Manaus. O resultado do Datafolha também foi bastante comentado na comunidade.
Bolsonaristas exaltam participação de Michelle Bolsonaro na campanha eleitoral
Ofensas ao Lula estiveram entre os principais destaques na comunidade, em conjunto com a divulgação da fala da Michelle Bolsonaro. A sabatina da RedeTV foi bastante divulgada no grupo.
Também houve espaço para o Bolsonaro se comparando ao Neymar, bem como para a desqualificação da reportagem da Folha sobre os imóveis do clã Bolsonaro. Houve repercussão da pesquisa Modalmais/Futura, que coloca Bolsonaro à frente do Lula.
Fala de Ciro Gomes sobre favela tem repercussão negativa
Cirstas e lavajatistas mais uma vez tiveram o mesmo perfil de usuários engajados. Enquanto Moro e lavajatistas falam que Lula não seria inocente.
Os partidários de Ciro, ele à frente, tentaram diminuir os efeitos negativos da fala do presidenciável sobre a incapacidade de entendimento de moradores de favelas sobre temas complexos da economia.
Comunidade de Cultura de Rede critica Ciro Gomes por levar pleito presidencial ao segundo turno
A comunidade engajada fortemente por temáticas típicas de redes mais uma vez formou uma comunidade em que tem como características o apoio a Lula e críticas principalmente a Bolsonaro, mas desta vez também a Ciro Gomes.
O candidato do PDT é criticado por estar levando a eleição para o segundo turno. Ciro também é criticado por sua fala em referência aos moradores de favelas. Já Bolsonaro é confrontado com mais uma diminuição do preço da gasolina, considerada como uma medida eleitoreira do presidente.