Pesquisa DataFórum desta terça-feira (13) mostra que a declaração de Marina Silva (Rede) de apoio à candidatura de Lula (PT) em evento realizado nesta segunda-feira (12) foi um dos grandes destaques no Twitter.
O encontro entre Marina Silva e Lula gerou forte repercussão e isso por conta de algumas declarações da ex-ministra do Meio Ambiente e do ex-presidente que fizeram questão de deixar claro que, na vida pessoal nunca se afastaram e mesmo nos momentos mais difíceis mantiveram contato um com o outro.
Outra declaração de apoio a Lula que também gerou ampla repercussão no Twitter foi a do ex-jogador de futebol Raí. Em vídeo, o atleta faz um chamado para o voto útil em Lula para que, dessa maneira, a eleição seja resolvida no primeiro turno e, partir daí, dar início à reconstrução do Brasil e fortalecer a democracia. A comunidade lulista obteve 38% das menções no Twitter.
Já o campo bolsonarista manteve a estratégia de divulgar imagens e vídeos dos atos do 7 de Setembro e, de alguma maneira, emplacar pautas positivas sobre Bolsonaro. A comunidade bolsonarista teve 43% das menções.
Foram analisados 1.277.139 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Bolsonarista divulgam imagens do 7 de Setembro para criticar decisão do TSE
Bolsonaristas voltaram a circular imagens do 7 de Setembro, com alusão à proibição do TSE do uso político do ato na campanha oficial.
Bolsonaro divulgou dados sobre tempo de abertura de novas empresas e sobre o total de títulos de propriedades de cada governo, com números favoráveis ao seu governo. As peças de campanha do Bolsonaro também geram bom engajamento.
Lulistas repercutem apoio de Marina Silva a Lula
A declaração de apoio de Marina Silva causou grande impacto na comunidade lulista e foi bastante comemorado, com diversas lideranças ressaltando a importância do fato político. A declaração de voto do Raí também gerou um alto engajamento.
O lado perverso e hipócrita do bolsonarismo foi denunciado e o Ciro Gomes foi alvo de chacota por ter afirmado que foi agredido pelo Lula. Ainda houve a divulgação do resultado do Ipec, da entrevista na CNN e continuou repercutindo o caso da Dona Ilza, que foi humilhada por um bolsonarista.
Cultura de rede compara Anitta e Ciro por "brigarem sozinhos"
A comunidade centrada em cultura de Rede e cultura Pop tem temática variada, com críticas a Ciro e Bolsonaro, mas também trazendo discussões do mundo Pop, como a que envolveu Anitta e Ludmila sobre o Rock in Rio.
Nesta temática, em tom bem-humorado, comparam Anitta a Ciro por "brigar sozinho", fazendo referência ao fato de Ciro Gomes ter acusado Lula de o atacar. Bolsonaro e o bolsonarismo são criticados pela violência com que agem, causando medo na militância contrária ao atual presidente.
Cirista fazem intensa campanha contra o voto útil
Ciristas centraram fortemente ataques em Lula e no PT a quem acusam de ter uma máquina de assassinatos de reputação. A ação da comunidade cirista, apoiada por lavajatistas como Danilo Gentili, apresenta uma tentativa de prevenir o voto útil em Lula no 1º turno e estancar a perda de votos.
Os ciristas utilizaram pesquisas com números para o segundo turno contra Bolsonaro e postagens afirmando que o PT seria o culpado pelo fenômeno do fascismo no Brasil.