ELEIÇÕES 2022

DataFórum: internautas dizem que Bolsonaro zeraria no Enem por fugir dos temas e mentir no JN

As comunidades de apoio ao presidente acusaram os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos de "restringirem" as falas do mandatário

DataFórum: internautas dizem que Bolsonaro zeraria no Enem por fugir dos temas e mentir no JN.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (23) revela que a entrevista de Bolsonaro (PL) ao Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira (22), formou-se uma comunidade fora das bolhas classificada como "nativos de rede", composta por usuários nascidos a partir dos anos 1990. 

A comunidade de nativos da rede usou como principal método de crítica à entrevista de Bolsonaro ao JN o deboche. O destaque foi um tuíte em que zomba do presidente e que ele tiraria zero em uma redação do Enem por ter fugidos dos temas e apenas falado mentiras. 

Entre as comunidades lulistas e bolsonaristas foi estabelecida uma disputa de narrativa em torno do desempenho do presidente no JN. No campo da extrema direita, a crítica foi direcionada à Globo, onde os entrevistadores William Bonner e Renata Vasconcelos foram acusados de restringir a fala do presidente. 

Por sua vez, o campo lulista centrou a estratégia em elencar as várias mentiras e desinformações que foram ditas por Bolsonaro no JN. A comunidade lulista ficou com 32% das menções, e a bolsonarista com 41% das citações no Twitter. 

Foram analisados 666.863 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonaristas destacam entrevista do presidente ao JN 

 

Bolsonaro divulgou que zerou imposto dos itens da cesta básica, ao contrário do que tem sido disseminado, e fez promessa eleitoral de manter zerados impostos sobre combustíveis em 2023, caso seja eleito. 

A chamada para a entrevista no JN foi um dos destaques da comunidade e o momento mais divulgado foi o de Bolsonaro afirmando que imitou uma pessoa sem ar para defender as vítimas de Covid. Novamente as pesquisas de opinião foram descredibilizadas. Foi divulgada a gafe do Lula no comício em relação à violência contra a mulher.

 


Lulistas convocam panelaço contra Bolsonaro 

 

Um dos destaques da comunidade foi o entrevero de Eduardo Bolsonaro em São Carlos, no qual seus seguranças tentaram intimidar fisicamente uma pessoa que o contestou. A equipe do Ciro foi criticada por sugerir que Lula deveria apresentar exame de câncer.

O chamado para o panelaço também circulou bastante, assim como críticas à política econômica e a entrevista coletiva de Lula para imprensa internacional.

 


Comunidade pop debocha de entrevista de Bolsonaro ao JN

 

A comunidade de nativos de rede trouxe temática diversa, mas com foco em comentários sobre o JN entre os destaques. Em tom bem-humorado comenta-se sobre as fugas de assunto por parte do Presidente e constata-se que mesmo com performance fraca, os bolsonaristas se convencem de que ele teve um excelente desempenho. 

O principal destaque relata conversa com motorista de aplicativo que declarou o voto em Lula com a expectativa que Alckmin venha a assumir o governo.  

 


Embate de Ciro com Flávio Rocha é destaque entre ciristas 

 

Ciristas compartilharam fortemente embate entre Ciro e o empresário Flávio Rocha, dono do grupo Riachuelo, em que Ciro supostamente desmonta as teses do empresário. 

Também se verificou tentativa de comparação entre Lula e Bolsonaro e propostas de Ciro, notadamente sobre renda mínima.