Levantamento DataFórum desta quarta-feira (29) revela que uma conversa aleatória da cantora Anitta se tornou um dos assuntos mais forte na a comunidade formada por perfis pop.
Ao responder sobre o racismo de Nelson Piquet contra Lewis Hamilton, Anitta foi pressionada por um internauta a se posicionar claramente e declarar voto em Lula logo no 1º turno.
A artista, que é conhecida por não fugir de debates, respondeu ao internauta e afirmou que, neste momento estuda os candidatos e que tem por objetivo fomentar a discussão entre as pessoas com base em verdades e não em fake news.
Pressionada de que estaria muito em cima do muro, a artista deixou claro que, se a situação se encaminhar para ser decidida no primeiro turno de que ela não terá dúvidas e votará em Lula.
Além da declaração de Anitta sobre o voto em Lula, o levantamento DataFórum desta quinta-feira detectou que o bolsonarismo continua na estratégia de cavar pautas positivas para o presidente como forma de abafar o escândalo de corrupção no Ministério da Educação.
Por sua vez, os perfis lulistas continuam a adotar em uma abordagem e linguagem mais descontraídas e utilizand do humor e da ironia para divulgar a pré-candidatura de Lula (PT), mas sem perder o tom crítico diante da crise social e econômica que o país vive.
Foram analisados 562.241 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Bolsonaristas divulgam transposição de São Francisco como obra de Bolsonaro e Tarcísio Freitas
Bolsonaro divulgou a transposição do São Francisco e Tarcísio de Freitas investiu contra a candidatura de Lula. A entrevista do assessor da Presidência, Filipe Martins, à Fox gerou muito engajamento.
Houve divulgação da motociata do Bolsonaro em Maceió e comemoração pela redução do preço da gasolina.
Lulistas resgatam apoio de Simone Tebet a projeto que indeniza "proprietários de terras indígenas"
Entre lulistas repercutiu bastante o vídeo do ex-Presidente se exercitando e um tweet resgatado da Simone Tebet comemorando a indenização de “proprietários” de terras indígenas.
Eduardo Bolsonaro foi ironizado por comparar Alckmin ao Braga Neto e houve repúdio à fala racista de Nelson Piquet.
O escândalo do assédio sexual do presidente da CEF encontrou eco na comunidade, assim como a afirmação do MPF que o decreto das armas facilita a chegada do armamento ao crime organizado.
Declaração de Anitta repercute e forma comunidade
Duas comunidades se formaram sobre a temática envolvendo personagens da cultura pop com apoio a Lula entre os destaques.
Uma das comunidades foi centrada nas declarações da cantora Anitta que afirmou ser Lula seu candidato caso o panorama eleitoral siga indicando que o pleito se decidirá no primeiro turno.
A outra comunidade trouxe perfis que, com linguagem bem-humorada, destacam seu apoio ao ex-Presidente Lula e criticam Bolsonaro.
Ciristas e lavajatistas formam memsa comunidade
Ciristas e lavajatistas continuam com perfis de interação que provocam a união de suas comunidades.
Os destaques foram para personagens do Flow Podcast que declararam apoio a Ciro. Moro segue em sua campanha ao Senado, com destaque para entrevista à Jovem Pan.