Levantamento DataFórum desta terça-feira (24) revela que a desistência de João Doria (PSDB) em concorrer à presidência da República esteve no centro das mobilizações bolsonaristas e ciristas no Twitter.
A cozinheira Paola Carosella também esteve no centro do debate eleitoral: os bolsonaristas mobilizaram as suas redes e perfis para atacar a chef de cozinha com discursos de ódio, boicote aos seus estabelecimentos com o objetivo de destruir sua reputação.
No entanto, a ex-jurada do Master Chef contou com a solidariedade das redes lulistas, que saíram em defesa de Carosella e defenderam o seu posicionamento político.
Além disso, os grupos lulistas concentraram as suas ações na divulgação da redução de verbas para o "Auxílio Brasil" para a compra de tratores como forma de beneficiar a base aliada do governo Bolsonaro.
Foram analisados 615.239 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'.
Bolsonaristas atacam Paola Carosella
Os bolsonaristas centraram seus ataques novamente na Paola Carosella, promovendo uma campanha de boicote aos seus restaurantes e tentando manchar a reputação da chef.
Alguns dos perfis de maior alcance comemoraram a desistência de João Doria da corrida presidencial, como Luciano Hang. Bolsonaro divulgou ações do governo federal.
Lulistas destacam redução de verba do Auxílio Brasil
A comunidade lulista teve como destaque a pauta econômica, citando a carestia e contrapondo a redução das verbas para o “Auxílio Brasil” com o aumento de recursos para aquisição de tratores para aliados do governo.
O “Bolsolão do Lixo” e a inocência do Lula continuaram repercutindo no grupo.
Progressistas comentam desistência de Doria
Foi uma comunidade com temas diversos, mas que também comentou a desistência de Doria da candidatura. Entre os destaques há um comentário sarcástico sobre a notícia que a pauta LGBTQIA+ perderia força com a desistência de Doria, segundo tucanos.
Memes depreciativos em relação ao Bolsonaro também foram observados.
Ciro Gomes é a “única via possível”, segundo os ciristas
A desistência de Doria foi usada pelo cirismo para alavancar elogios a Ciro Gomes pela manutenção de sua candidatura alternativa à suposta polarização.
Ciro é colocado como única via possível e diversos perfis destacam que ele seria o único candidato a ter projeto para o país.
Lavajatistas também lamentam a saída de Doria do pleito nacional
A comunidade teve entre os destaques personagens como Rodrigo Maia e Eduardo Paes, além dos mais caracterizados como lavajatistas. O tema principal foi a desistência de João Doria Jr de sua candidatura ao Planalto. Moro também se manifestou neste sentido.
Ataques a Lula também a compuseram, com destaque ao suposto valor de apartamento do ex-Presidente.