O indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi muito comemorado pela comunidade bolsonarista nesta quinta-feira (21). É o que mostra análise de monitoramento de redes da plataforma de dados da Revista Fórum, a Data Fórum. Foram analisadas 779 mil postagens públicas no Twitter que fizeram menções aos presidenciáveis.
Mais uma vez os apoiadores do presidente conseguiram maior volume de engajamento: 48% das publicações foram de bolsonaristas. No levantamento de ontem, esse grupo dominou 46% das postagens na rede social. Os apoiadores do ex-presidente Lula foram responsáveis por 40% do volume de publicações, principalmente com críticas ao decreto de Bolsonaro. Já os ciristas tiveram 4% de engajamento também com críticas ao indulto e os lavajatistas e tucanos, 3%.
No ranking geral dos dez perfis que mais engajaram, o presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar. Dos dez, apenas o ex-presidente Lula, que ficou na 7ª posição, não é bolsonarista. A hashtag que teve maior número de citações foi #bolsonaroreeleitoem2022.
Ranking dos perfis mais retuítados
- Jair Bolsonaro
- Paola Daniel
- TeAtualizei
- Eduardo Bolsonaro
- FamíliaDireitaBrasil
- Leonardo Dias
- Rodrigo Constantino
- Lula
- Flavia Ferronato
- Paulo Figueiredo Filho
Bolsonaristas (verde) - 48%
Bolsonaristas comemoraram e aplaudiram o indulto concedido pelo presidente ao seu aliado, o deputado Daniel Silveira. Houve grande comoção, e os influenciadores do grupo afirmaram que, ao conceder o benefício ao condenado, Bolsonaro teria defendido a liberdade e a Constituição.
Principal postagem
Lulistas (rosa) - 40%
Na comunidade lulista, também predominou a repercussão do indulto concedido ao Daniel Silveira. A crítica foi direcionada ao Bolsonaro e, entre os destaques, houve o questionamento sobre a legitimidade e legalidade do ato. Diversas pessoas compararam Bolsonaro a Lula e Dilma, que não concederam indultos aos seus correligionários.
Principal postagem
Ciristas (laranja) - 4%
Os ciristas também comentaram a “graça” concedida por Bolsonaro ao deputado condenado pelo STF, Daniel Silveira. Ciro Gomes destacou que Bolsonaro age numa zona limite entre o legal e o ilegal e que marcha ao golpe de Estado, mas que não terá sucesso.
Principal postagem
Lavajatistas / Tucanos (vinho) - 3%
Esta comunidade reuniu lavajatistas e a ala capitaneada por João Doria do PSDB. Um tuíte de grande alcance comparou a dura pena imposta ao Daniel Silveira, com penas supostamente suaves de petistas no caso do Mensalão e ironizou o fato de Lula estar livre. João Doria se destacou referindo-se ao Lula, chamando-o para o debate.
Principal postagem