Levantamento DataFórum em 821.466 tuites do debate político na rede mostra que a estreia do Brasil na Copa fez com que os amantes do futebol se aliassem aos apoiadores de Lula. O campo progressista teve como principal assunto o jogo do Brasil na Copa, comemorando a vitória e resgatando posições progressistas de Richarlison.
Nessa comunidade de futebol pró-Lula, que ocupou 36% do universo monitorado, o bom-humor deu o tom, com muitos elogios a Richarlison e diversas pessoas afirmando que ele votou em Lula.
Neymar foi muito criticado e associado a Jair Bolsonaro (PL), sendo retratados como pessoas indesejadas.
Com 13% das interações, a comunidade lulista se fundiu com os amantes do futebol na torcida pela vitória do Brasil na Copa do Catar. Lula bombou com foto, ao lado de Janja, com a camisa amarela da seleção, que havia sido sequestrada pelo bolsonarismo.
Richarlison foi bastante aplaudido e sua postura progressista foi ressaltada, com influenciadores afirmando que ele está em dia com a receita federal e que sua postura diante da pandemia foi exemplar, pois foi solidária e pró-ciência.
Diversos influenciadores ironizaram a representação do PL questionando o resultado das eleições, que resultou em multa de R$ 22 milhões, determinada por Alexandre de Moraes.
Bolsonaristas
No bolsonarismo, que obteve 36% das interações, o tom é manter a expectativa de um golpe em alta, com diversos influenciadores citando a reunião do Presidente com generais como se fosse um sinal velado.
Apoiadores publicaram tuites de cunho golpista, com frases como “eu autorizo” e diversas pessoas ressaltaram a reunião do Bolsonaro com militares para se criar um clima de que existe um golpe em curso no Brasil.
Foi publicada uma imagem com setas indicando Brasília, atribuindo a postagem à Bolsonaro TV, com a interpretação de que a imagem significa uma convocação do Presidente.
O pedido de impeachment de Barroso novamente foi um dos destaques da comunidade.