ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Arruaça de horda bolsonarista em Aparecida choca internautas e gera alta rejeição no Twitter

O presidente Bolsonaro foi apontado como o principal responsável pelos ataques de seus seguidores contra bispos e fiéis que estavam na cidade para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida

DataFórum: Arruaça de horda bolsonarista em Aparecida choca internautas e gera alta rejeição no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (13) mostra que a arruaça promovida pela horda bolsonarista em Aparecida durante as celebrações de Nossa Senhora Aparecida chocou os internautas e aumentou a rejeição ao presidente. 

O vídeo com arruaceiros bolsonaristas consumindo álcool em frente à basílica e atacando jornalistas gerou revolta e indignação. Outro vídeo, que mostra o momento em que militantes pró-Bolsonaro vaiam o Arcebispo Dom Orlando durante missa ao falar da fome e da miséria também causou ojeriza nas redes. 

Na opinião geral, Bolsonaro é o principal responsável pela arruaça promovida pelos seus apoiadores e, dessa maneira, foi classificado como "herege" e "falso cristão".

No entanto, se a baderna promovida por bolsonaristas em Aparecida gerou revolta, a ida de Lula (PT) ao Complexo do Alemão e, mais tarde, a Salvador, onde multidões se reuniram para receber o petista e levaram esperança aos eleitores. 

A comunidade pró-Lula, somada a Cultura de Rede, obteve 63% das menções no Twitter. Já a comunidade pró-Bolsonaro teve 33% das citações. 

Foram analisados 1.816.141 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 

Lulistas repudiam arruaça de bolsonaristas em Aparecida 

 

A comunidade pró-Lula ficou horrorizada com a invasão da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida pela horda bolsonarista e os principais destaques divulgaram as imagens do acontecimento. Influenciadores do campo fizeram a contraposição da fake news de que Lula perseguirá religiosos com a intimidação e as vaias durante o sermão de um bispo contra a fome. 

Também foram destaque as imagens impressionantes do Lula em Salvador, que arrastou centenas de milhares de pessoas em um tipo de carnaval fora de época. Propostas do Lula foram ressaltadas como solução para os principais problemas que afligem o Brasil, principalmente os mais pobres.

 

 

Bolsonaristas espalham mentiras de que Lula irá aumentar impostos 

 

Bolsonaro fez ilações de que Lula aumentará impostos. Foi divulgado um vídeo no qual uma bolsonarista persegue o Zé Dirceu filmando-o saindo de um ato de campanha, associando o petista à corrupção. 

Foi comemorado o apoio do Prefeito de Belo Horizonte ao Bolsonaro, bem como a visita do Presidente à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, porém de maneira tímida. Houve reclamação sobre a cobrança que a Damares está recebendo para comprovar suas “denúncias” de atrocidades sexuais contra crianças.

 

 

Cultura de Rede deplora barbaridades da extrema direita 

 

Esta comunidade obteve alto engajamento com mensagens bem humoradas de apoio ao Lula e críticas ao Bolsonaro.

Celebridades da cultura pop foram utilizadas para reafirmar o voto em Lula e as barbaridades do bolsonarismo foram motivo de repúdio na comunidade, como o vídeo da professora fazendo a saudação nazista.

 

 

Neutros e nulos 

 

Esta comunidade rejeita Lula e Bolsonaro, porém com um tom um pouco mais crítico em relação ao Presidente, que é retratado por alguns como o futuro perdedor do processo eleitoral.

Há também a pregação do voto nulo na comunidade e novamente Lula e Bolsonaro são retratados como dois lados de uma mesma moeda.