No final de 2021, publicamos um artigo onde Wilson Ferreira apontou as estratégias que serão adotadas em um grande acontecimento de 2022, e não estamos nos referindo a Copa do Mundo de futebol, e sim a eleição presidencial, que promete, mais uma vez, dividir um grupo cada vez mais polarizado e se valer de estratégias de microtargeting e marketing invisível.
No entanto, o marketing ainda pode e deve ser utilizado para aquilo que foi concebido inicialmente, que passa longe de decidir eleições e consiste em movimentar o mercado de negócios, ampliando as vendas e prestação de serviço.
Atualmente, é impossível pensar em marketing longe da internet, tendo em vista o cenário onde a ampla maioria das pessoas possuem ao menos um smartphone conectado a uma rede 4G ou ao WiFi. O que é extremamente benéfico, já que antigamente uma empresa tinha de desembolsar uma quantia exorbitante para investir em algum reclame comercial, agora todos os empresários, empresas e marcas expõem as suas soluções a todos, em condições mais igualitárias.
Ainda assim, como é comum na internet, tudo gira em torno de tendências, que são muito voláteis e mutáveis, mas ainda cabem algumas previsões. Pensando nisso, elencamos abaixo quais são as estratégias de marketing que vão ditar as publicidades em 2022, confira:
- Assistentes virtuais - Também chamados de chatbots, essa tecnologia não é nenhuma novidade, eles devem continuar em posição de destaque em 2022, onde conversações permitem criar uma relação sólida entre a marca o seu público em um atendimento que funciona 24 horas por dia;
- Vídeos curtos - Seja no TikTok, no LinkedIn, no Instagram Reels ou YouTube Shorts os "short-form videos" vão continuar a marcar as estratégias de marketing digital, onde, felizmente, é possível contar com um editor de video online com uma rápida adaptação de formatos, o que permite abordar as mais distintas plataformas;
- Metaverso - Quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, o mundo tem debatido sobre o impacto do metaverso, um mundo virtual onde as pessoas podem não só interagir, mas desempenhar uma série de atividades que vão desde trabalhar, até realizar compras, assistir a um conteúdo ou jogar com os amigos, por isso se trata de um ambiente a ser bem explorado em 2022;
- Social Selling - Após alguns anos inseridos no contexto da pandemia, o social commerce não mostra sinais de desaceleração, e a venda gerada totalmente através das redes sociais, representa uma oportunidade de negócio muito ampla que não deve ser negligenciada neste novo ano;
- Marketing de Conteúdo - Uma estratégia antiga que nunca sai de moda quando se trata de marketing digital é a criação de conteúdo relevante para o nicho de mercado a ser explorado, com a produção de peças que podem ir desde dicas, tutoriais e listas, até entretenimento.
É importante salientar que a internet é muito ágil, e possivelmente uma nova proposta de marketing deve surgir em 2022, algo novo e inesperado, mas isso ainda não anula nenhuma das propostas de abordagens listadas acima.