Com hegemonia abalada na ultradireita neofascista em meio à campanha de Pablo Marçal (PRTB) em São Paulo, Jair Bolsonaro (PL) sofreu um duro golpe de realidade em visita ao Estado com o eleitorado até então mais fiel. Até então.
Nesta quinta-feira (19), Bolsonaro esteve ao lado do filho, Jair Renan (PL), candidato a vereador em uma das cidades mais bolsonaristas do Estado: Balneário Camboriú.
No entanto, o ex-presidente foi surpreendido pelo ato flopado convocado para a orla da cidade. Bolsonaro não conseguiu demonstrar o desconforto e deixou o local cerca de 30 minutos depois.
O fracasso do evento com o presidente foi registado em fotos pela própria página do filho no Instagram e retratado pela mídia local.
"O discurso da noite de ontem, que outrora, mesmo com tempo ruim, reuniria uma multidão, juntou um público limitado. Tanto que Bolsonaro não permaneceu mais de 30 minutos no local", registrou em curta nota com foto o site SC em Pauta.
"O Comício do PL em Balneário Camboriú na noite desta quinta-feira, com a presença de Jair Bolsonaro, rendeu um público reduzido -como mostram imagens que circularam intensamente em redes sociais- e uma enxurrada de críticas alegando falta de preparação política para o evento", reporta o colunista Waldemar Cezar Neto no site Página 3, com imagens aéreas do ato.
A frustração de Bolsonaro foi traduzida ainda na redução do giro que varia no Estado, inicialmente previsto para 10 cidades.
Bolsonaro, no entanto, suspendeu a agenda em cidades onde a derrota de candidatos de seu campo político é certo, como Joinville, onde a candidatura de Sargento Lima (PL) não decolou. O bolsonarista tem apenas 11% das intenções de votos, contra 66% do candidato do Partido Novo, Adriano Silva, segundo as pesquisas locais.
Além dos atos flopados, Bolsonaro tenta desviar dos tiros trocados entre apoiadores do PL, que rachou em boa parte do Estado.
Nesta quinta, Bolsonaro tirou fotos com Jorginho Seif (PL), filho do senador Jorge Seif (PL-SC), que é candidato a vereador em Itapema.
No entanto, o ex-presidente foi chamado de "coitado" pela deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que é contra o apoio do ex-presidente a Rogério da Equilíbrios, candidato do PL a prefeito de Navegantes.
Rogério é aliado de Seif e de Carol de Toni (PL-SC), que estão em pé de guerra com Ana Campagnolo, que apoia a reeleição do prefeito Liba Fronza (PSD) na cidade.