Vídeo de uma câmera de segurança mostra o exato momento em que um avião caiu na manhã deste domingo (22) na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
A aeronave de pequeno porte caiu em uma área movimentada da Avenida das Hortênsias, por volta das 9h30, e teria atingido, segundo informações preliminares, uma loja, uma pousada e outras estruturas. Todos os nove ocupantes do avião morreram, segundo o governador Eduardo Leite.
Assista ao momento exato da queda:
Queda de avião em Gramado: o que se sabe até agora
Um avião de pequeno porte caiu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). A aeronave, que partiu do aeroporto de Canela e teria como rumo Florianópolis, atingiu uma área movimentada na Avenida das Hortênsias, por volta das 9h30.
Relatos de moradores dão conta de que o avião perdeu altitude rapidamente antes se chocar contra o solo. Segundo informações preliminares, a aeronave teria atingido uma chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.
Segundo o governador Eduardo Leite, todos os ocupantes da aeronave morreram. O avião, de acordo com a defesa civil, transportava nove pessoas.
"Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", escreveu o governador em nota.
O delegado Gustavo Barcellos informou que há registro de mortos e feridos. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado informou que o avião atingiu uma pousada e que ao menos 15 feridos foram encaminhados ao hospital.
De acordo com o MetSul, as condições de visibilidade no momento da queda eram "muito ruins" e a região registrava forte nevoeiro.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um forte incêndio causado pela queda do avião. Em um deles, um morador da cidade afirma que o avião atingiu duas casas e que o cheiro de querosene na região é forte. Dezenas de bombeiros e brigadistas militares estão no local.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, informou que acompanha de perto a situação junto a autoridades locais.
"Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado", publicou Pimenta em seu perfil no X (antigo Twitter).
*Matéria em atualização