Um vídeo do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), pulando carnaval no Rio de Janeiro ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), revoltou membros de escolas de samba paranaenses e pessoas ligadas à cultura que acusam sua gestão de abandonar o setor. Ratinho junior foi identificado pelo jornalista Eduardo Matysiak depois de publicação do ator Paulinho Serra.
“Não o vi nos desfiles em Curitiba”, disse um internauta nos comentários da publicação. Outro lembrou a falta de investimento do governo paranaense na Cultura e qualificou a falta de políticas para o setor como “descaso”.
Também em conversas em grupo de WhatsApp dos carnavalescos paranaenses, que tivemos acesso e conta com integrantes de escolas de samba de Curitiba e Antonina, no litoral do Estado, o clima é de chateação e alguns dos integrantes, ligados a importantes escolas de samba locais, estudam a possibilidade de processar o governador. “Não recebemos nem um real, e fizemos das tripas o coração para poder desfilar”, diz uma mensagem. “Devíamos entrar com um processo”, diz outra.
Os carnavalescos se queixam que além do não investimento na festa, o governador sequer apareceu para dar um apoio às escolas. Perguntados, os membros do grupo pediram para não serem identificados por medo de represálias contra si e suas organizações. No entanto, afirmaram que caso o governador não se retrate, tomarão providências em conjunto.
Não é a primeira vez que Ratinho Júnior é acusado de inércia em relação à cultura paranaense. Em junho de 2020, artistas locais enviaram uma carta pública ao governador pedindo mais atenção ao setor. Sem resultado, cinco meses depois enviaram nova carta pública reivindicando a recriação da Secretaria de Cultura do Paraná que, naquele momento passaria para o guarda-chuva da Secretaria de Comunicação. Após quatro anos o governo voltou atrás e restabeleceu a secretaria.
Ratinho Júnior chegou a divulgar o carnaval do litoral paranaense nas suas redes sociais, mas a título de divulgação. O governador não postou nada em suas redes sociais sobre a viagem ao Rio e nem sobre uma suposta ida ao carnaval do Paraná, ao contrário de parlamentares paraenses como Gleisi Hoffmann (PT), que passou no Rio de Janeiro mas fez publicações a respeito. Outros políticos paranaenses fizeram suas postagens enaltecendo o carnaval local.
O jornalista responsável pelo furo explicou à Fórum que soube da ida de Ratinho Júnior ao Rio de Janeiro por acaso. “Ninguém ia saber que ele tinha ido. Vi por acaso porque o ator Paulinho Serra postou o vídeo para falar sobre o Eduardo Paes. Vi o Ratinho Júnior ali por acaso. Tivemos o carnaval de Curitiba, que foi lindo, e também em Antoninas, Guaratuba e Paranaguá [todos municípios do litoral], que foram o maior sucesso. O que o pessoal está dizendo, de forma velada, é que ele não ajudou em nada, ou seja, zero incentivo do Estado para o carnaval paranaense, e ainda foi para o Rio. Alguns interlocutores dizem que a viagem seria parte do seu projeto para chegar à presidência do Brasil”, afirmou Matysiak.