Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela que 67% dos eleitores em São Paulo ainda não definiram seu candidato a vereador para as eleições do dia 6 de outubro. Apenas 33% dos entrevistados afirmaram já ter escolhido seu representante na Câmara Municipal.
O Datafolha ouviu 1,6 mil eleitores entre os dias 24 e 26 de setembro. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06090/2024, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.
Te podría interesar
A Câmara Municipal de São Paulo, com 55 vagas, é a maior do Brasil. Nas eleições deste ano, 1.016 candidatos estão concorrendo, uma redução significativa em relação aos 2.002 registrados em 2020. Essa queda se deve à nova regra que limita cada partido a inscrever até 56 candidatos. Na última eleição, o número de concorrentes cresceu substancialmente após o fim das coligações partidárias.
Jovens entre mais indecisos
Os jovens de 16 a 24 anos lideram o grupo dos indecisos na disputa para vereador, com 75% ainda sem candidato definido, segundo pesquisa Datafolha. Entre os eleitores de José Luiz Datena (PSDB), o percentual é ainda maior: 85% dos que pretendem votar no tucano para prefeito afirmam que não escolheram seu candidato ao Legislativo municipal.
Quando se analisa por afinidade partidária, 67% dos eleitores que se identificam com o PT e 66% dos que apoiam o PSOL seguem indecisos. No caso dos simpatizantes do PL, esse número cai para 60%, enquanto 71% dos eleitores sem preferência partidária também não definiram seu voto para vereador.
A pesquisa do Datafolha revelou que a maioria dos eleitores de São Paulo não consegue se lembrar do voto para vereador nas eleições de 2020. Dos entrevistados, 56% afirmaram que esqueceram em quem votaram, 29% disseram lembrar, enquanto 15% admitiram que não compareceram às urnas naquele pleito.
Ao todo, 83% dos entrevistados reconhecem que a principal função dos vereadores é “fiscalizar as ações e gastos da prefeitura", mas 87% afirmam nunca ter contatado um vereador na cidade. Entre os 13% que já o fizeram, apenas 8% dizem ter recebido atendimento ou feedback.