TUDO É NO TIRO

VÍDEO: PM de Tarcísio e Derrite mata até boi que “reage à abordagem”

Cena de brutalidade, endossada por explicação esdrúxula da Secretaria de Segurança Pública, mostra que corporação paulista resolve tudo na bala. Até boi irritado

PM de SP mata boi que "reagiu" à abordagem em Mauá.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Não é segredo para ninguém que o número de mortes provocadas por policiais militares em São Paulo explodiu de forma jamais vista na história sob o governo do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que nomeou para chefiar a pasta da Segurança Pública ninguém menos que o capitão da Rota, que é também deputado federal, Guilherme Derrite. Só no primeiro semestre deste ano, o salto na letalidade policial no estado foi de 71%.

No entanto, o que ninguém imaginava é que a PM de Tarcísio e Derrite mata até boi. Sim, você não leu errado. Pelo menos é o que mostra um vídeo que circula a todo vapor nas redes sociais nesta quarta-feira (21), envolvendo um episódio rocambolesco e violento em Mauá, cidade da Região Metropolitana de São Paulo que fica na Serra do Mar.

Na gravação é possível ver que o animal parece enfurecido atacando um homem, que segura em sua cabeça enquanto é arrastado. Momentos depois, o sujeito é retirado do local por pessoas que passavam na rua e por dois PMs que atendem a ocorrência. Nessa hora, o que se imagina é que a “briga” havia acabado. Só que não.

Um dos PMs, em vez de se afastar do animal, para que ele não siga irritado e arredio, fica próximo de seu focinho, o encarando e de pistola em punho. Como era natural, o boi foi para cima do policial, que poderia simplesmente ter corrido, já que a situação ali não se tratava de uma “cena de crime”, tampouco de enfrentar um “criminoso”, mas sim de um bicho sob stress.

Quando o animal avança no PM, o agente simplesmente atira contra ele, o acertando em cheio. O boi cai ferido de morte instantaneamente. Uma brutalidade desnecessária e inacreditável diante de um fato tão corriqueiro, embora inusitado. O homem de 59 anos que foi alvo do bovino foi levado para um pronto-socorro e liberado em seguida.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), em nota à imprensa, defendeu a atitude do PM com uma justificativa esdrúxula. “a ação foi tomada devido à agressividade do animal, que já tinha atacado uma pessoa e representava risco”. A imagem é clara, leitor: o boi reagiu à ordem de parada e acabou morrendo. Ninguém mandou reagir.

Veja o vídeo com a cena absurda: